AINDA MARIANAS

A partir da obra Novas cartas portuguesas, de Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa, e do seu julgamento | Criação e dramaturgia de Catarina Rôlo Salgueiro e Leonor Buescu

OS POSSESSOS

Em 1972, as escritoras Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa publicam Novas cartas portuguesas, um livro escrito em conjunto a partir de Lettres portugaises, romance epistolar do século XVII constituído por apaixonadas cartas atribuídas à freira Mariana Alcoforado redigidas a um oficial francês. Com uma natureza literária heterogénea, os textos que compõem Novas cartas portuguesas tecem uma dura crítica à sociedade portuguesa de 1970, ao mesmo tempo que põem em causa a posição submissa secularmente imposta à mulher, aqui personificada pela figura de Mariana. Logo após a publicação, o livro foi imediatamente censurado pelas instâncias do regime fascista, e as suas autoras – conhecidas como “três Marias” – levadas a julgamento sob a acusação de o livro ser “insanavelmente pornográfico e atentatório da moral pública”. No ano em que se assinalam os 50 anos da sua publicação, Os Possessos trazem Novas cartas portuguesas para palco, procurando confrontar o livro com outros textos e documentação da época.

Os Possessos são um colectivo artístico que reúne pessoas de diversas áreas. Entre os seus espectáculos, encontram- se Marcha invencível (2017), O novo mundo (2018) e A nossa cidade (2021). O grupo foi fundado em 2013 por Catarina Rôlo Salgueiro, João Pedro Mamede e Nuno Gonçalo Rodrigues, tendo-se juntado mais tarde Isabel Costa, Leonardo Garibaldi e Leonor Buescu.


03 e 04 DEZEMBRO, 2022 | SALA EXPERIMENTAL

sáb às 21h00
dom às 16h00

Duração aprox.: 90min. | M/14

Cenografia e figurinos Ângela Rocha
Desenho de luz Manuel Abrantes
Desenho de som André Pires
Interpretação Ana Baptista, Rita Cabaço, Teresa Coutinho
Assistência de encenação Rafael Gomes
Produção executiva Leonardo Garibaldi
Residência de criação O Espaço do Tempo, Centro Cultural Vila Flor
Co-produção Teatro Nacional D. Maria II, Teatro Municipal Baltazar Dias, Centro Cultural Vila Flor


mostrar mais
Back to top button