A VIAGEM A PARTE NENHUMA
de Fernando Fernán Gómez | encenação de Arturo Castro
26 e 27 ABRIL | SALA PRINCIPAL
Carlos Galván é um velho actor cómico que passa os últimos dias da sua vida num centro hospitalar de caridade. A sua solidão é quebrada apenas por duas pessoas que o visitam: a irmã Patrocínio e a doutora Aricibia, uma psicóloga que o obriga a rememorar a sua vida, na qual se misturam verdade e mentira. Diante dos nossos olhos, em flashback, sucedem-se as recordações de Galván, e aquelas de que ele se apropria: cenas que nos relatam as transformações no seio de uma companhia de teatro cómico itinerante – cenas em que vida e teatro são a mesma e única coisa.
Estreada em Fevereiro de 2006, A viagem a parte nenhuma revelou-se de imediato um enorme êxito de público, tendo sido apresentada em Havana e em Bruxelas. O crítico de teatro Boni Ortiz, do La voz de Astúrias considerou o espectáculo ‘uma verdadeira homenagem ao teatro e aos seus artífi ces: os actores’. Já Joaquín Fuertes, do El comércio, apreciou o ‘excelente trabalho de todos os actores, com um desdobramento cómico admirável’.
Fernando Fernán Gómez nasceu em Lima, no Peru, em 1921. Actor, realizador e romancista, é uma das figuras centrais do cinema e da literatura de Espanha, dada a pluralidade do seu talento, o seu extenso e variado percurso artístico e o seu carácter independente. Estudou Filosofia e Letras em Madrid, mas a sua vocação conduziu-o ao teatro, actividade que praticou até ao início dos anos 40, quando passou a fazer cinema. A partir de 1984 dedica-se à literatura: é deste ano A viagem a parte nenhuma, o seu romance de estreia.
Intérpretes Alfonso Aguirre, Ángeles Arenas, Carlos Mesa, José Antonio Lobato, José Luis de San Martín, Juan Manuel Román, Patrícia Pérez, Verónica Gutiérrez
Cenário Teatro Margen
Figurinos Azucena Rico
Luz Rafa Mojas
Chapéus Medrano
Perucas Fashion capilar
Execução do guarda-roupa A. Cuerdo e Javier Martín
Gravação da banda sonora Estúdios Eclipse
Piano Guillermo Martínez
Desenho gráfico Juan Manuel Román
Fotografia Paco Paredes
Produção Teatro Margen SL
Produção executiva Marisa Pastor
SALA PRINCIPAL
26 e 27 ABRIL
Língua espanhol
Duração 1h50