A PALAVRA QUE ROMPE O SILÊNCIO
INSTALAÇÃO de Paulo T. SILVA
15 JANEIRO a 6 MARÇO, 2011 | GALERIA
“Projecto de carácter site-specific que toma como ponto de partida publicações existentes na Livraria do TMA, transferindo elementos desta para o contexto da Galeria e vice–versa. No final, surgirá uma publicação na qual texto e imagem se fundem. Da página de papel para o espaço físico que o corpo percorre, a palavra expande-se até se tornar acção pela voz. O texto como matéria a incorporar.”
Paulo T. Silva (1970) licenciou-se em Design de Comunicação pela Escola Superior de Design – IADE (1994). É docente no IADE, no Mestrado em Design e Cultura Visual (Estudos de Tipografia e Videoarte) e formador no Restart no Curso de Design Gráfico e New Media, nível 1 (módulo de Tipografia e Design Editorial). Desenvolve projectos independentes enquanto designer e artista. É doutorando em Arte e Design na FBAUP.
Os seus projectos artísticos partem da relação com as especificidades dos espaços físicos em causa, utilizando como suportes (entre outros) a tipografia, a fotografia, o vídeo, a performance e o som. Resultam em Instalações que propõem “percursos de descoberta pessoal nos quais o visitante desenvolve um processo de conhecimento estruturado por demarcadas etapas sucessivas, através de tempos por si estabelecidos”. Destacam-se: “Rock Hounding”, 2010, Instalação no corredor Este de acesso ao pátio interior (edifício central) do Museu Nacional de História Natural, Lisboa; “Reinventar o Dia Claro”, 2009, Instalação no âmbito do Projecto Chão, nos cinco pisos do edifício nº 31 da Rua Anchieta, Lisboa; “Travessia de Fronteira – 1ª parte”, 2007, Instalação, Sala do Veado – Museu Nacional de História Natural, Lisboa; “Reflexão”, 2005, Instalação, Convento dos Cardaes, Lisboa.
Reconstrução gráfica e silenciosa de um encontro único entre John Cage e Acácio Nobre numa conferência em NY sobre NADA.
Máquina de escrever de Christoph de Boeck; interface máquina de escrever: Fabrice Moinet; intérprete: André e. Teodósio e Patrícia Portela; mesas de Acácio Nobre de João Gonçalves; Produção de Helena Serra e Pedro Pires.
PERFORMANCE (em data a anunciar):
ACÁCIO NOBRE VERSUS JOHN CAGE
Patricia Portela & Paulo T. Silva
15 JANEIRO a 6 MARÇO | GALERIA
Terça a Sábado das 16h00 às 20h00
Domingos das 15h00 às 19h30
Em dias de espectáculo o horário prolonga-se até às 23h00 (excepto aos Domingos)