A Grande Imprecação diante das Muralhas da Cidade

no Teatro Municipal de Almada

O Teatro Municipal de Almada vai apresentar, no próximo dia 1 de Abril, o espectáculo A Grande Imprecação diante das Muralhas da Cidade, de Tankred Dorst, com encenação de José Peixoto e produzido pelo Teatro dos Aloés.

Concebida como uma parábola brechtiana e inspirada no teatro de sombras chinês, A Grande Imprecação diante das Muralhas da Cidade foi pela primeira vez apresentada em Portugal em 1974, pelo grupo teatral Os Bonecreiros, e com Fernanda Alves no principal papel (com o qual obteve o Prémio da Casa da Imprensa para a Melhor Interpretação Feminina).

O Teatro dos Aloés reencontra agora, nesta metáfora sobre o Poder, um texto oportuno e que nos conduz à reflexão sobre a actual reflexão do indivíduo, impotente perante um Mundo em que a ordem estabelecida é ditada por alguns ‘imperadores’ cujos interesses decretam diariamente o destino de todos nós.

Tankred Dorst, o autor, nasceu na Alemanha em 1925 e aos dezassete anos foi incorporado no exército nazi, tendo sido capturado pelas tropas aliadas e ficando como prisioneiro até 1947. De regresso à Alemanha, estudou literatura, História e teatro, trabalhando no cinema, rádio e casas editoriais. Tem desenvolvido uma intensa actividade dramatúrgica, e na mensagem de 2003 do Instituto Internacional do Teatro, da sua autoria, pode ler-se que: “Estou confiante em que o teatro conseguirá sempre encher-se de vida enquanto tivermos a necessidade de mostrarmos uns aos outros o que somos, o que não somos e o que deveríamos ser”.

A Grande Imprecação diante das Muralhas da Cidade conta com encenação de José Peixoto, tradução de Mário Barradas, cenografia de José Carlos Barros, figurinos de Marta Cordeiro, e interpretações de Elsa Valentim, Jorge Silva, Mário Jacques e José Peixoto (ou Ricardo Alves). O espectáculo estará em cena na sala principal do Teatro Municipal de Almada entre 1 e 11 de Abril, de Terça-feira a Sábado às 21h30 e Domingos às 16h00. As reservas podem ser feitas para os telefones 212752175 ou 212756567 e para mais informações poderá consultar-se o site da Companhia (www.ctalmada.pt).


in Outra Banda, 25 mar 2004

mostrar mais
Back to top button