A EXPLOSÃO DA LIBERDADE PELOS OLHOS DO TEATRO

Co-apresentação: Arquivo Ephemera / CTA
Documentação: José Pacheco Pereira e Rita Maltez
Concepção plástica: José Manuel Castanheira

Após o 25 de Abril de 1974 houve uma verdadeira explosão de liberdade que se manifestou de múltiplas formas, das quais o teatro é um exemplo particularmente vivo. Desde o teatro de arte até à ‘revista à portuguesa’ – de cariz mais popular e satírico -, expomos no foyer um conjunto de cartazes e capas dos programas das numerosíssimas peças – com alcane político e social, muitas delas abordando temas da actualidade de então – que os mais diversos grupos levaram à cena na segunda metade da década de 70. O absoluto surto de liberdade que se viveu nesses anos constituiu uma verdadeira ‘anti-censura’, da qual esta exposição dá alguns exemplos.

Abordamos em detalhe o caso concreto do Grupo de Teatro de Campolide, que esteve na origem da Companhia de Teatro de Almada. Este grupo amador tinha estreado o seu primeiro espectáculo – O avançado centro morreu ao amanhecer – a 24 de Abril de 1971, exactamente três anos antes da madrugada do ‘dia inicial inteiro e limpo’. Fulgor e morte de Joaquim Murieta, com texto de Pablo Neruda e encenação de Joaquim Benite, criada já em liberdade, foi a peça com que o ‘Campolide’ se inscreveu na Revolução em curso. Na primeira metade de 1975, deu mais de sessenta representações por todo o País, algumas das quais integradas nas Campanhas de Dinamização Cultural e Acção Cívica do MFA.

Justamente, na Galeria do Teatro dedicamo-nos a olhar para o País com que os soldados do MFA e os artistas que participaram nessas campanhas se depararam, entre 1974 e 1975. No interior de Portugal vivia uma população que, nalguns casos, jamais tinha assistido a qualquer tipo de manifestação artística. Faltavam estradas, infraestruturas e saneamento básico, e assistência médica e veterinária. Nunca se tinha votado em liberdade. A partir de um conjunto de fotos e vídeos dessas campanhas, bem como de alguma documentação militar ‘reservada’ até há pouco tempo, José Manuel Castanheira concebeu a metáfora de uma sala de aula, das muitas escolas de província aonde os militares do MFA foram com os artistas das cidades participar na construção de um País novo.


12 ABRIL a 16 JUNHO, 2024 | GALERIA DE EXPOSIÇÕES

qui a sáb das 19h00 às 21h30
dom das 13h00 às 19h00

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