À conversa com Sara Roque
No sábado, dia 9, às 18h, continuam as Conversas com o Público, a propósito do espectáculo em cena no TMJB, «Um gajo nunca mais é a mesma coisa». Desta vez Maria José Lobo Antunes recebe a professora do ensino básico e escritora Sara Roque.
Depois de Carlos Matos Gomes, nos ter sugerido as razões, expondo a sucessão de factos e condicionantes, que antecederam e prolongaram por treze anos a chamada, por uns (não por todos), Guerra do Ultramar, segue-se a professora do ensino básico e autora do livro Silêncios da guerra colonial, Sara Roque
O tema da Conversa da próxima semana vai ser precisamente sobre os Silêncios da guerra colonial.
Sara Sampaio Roque licenciou-se em Antropologia em 1998 pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa. Em 1999 discutiu a sua tese de Licenciatura com 18 valores.
Em 2005 terminou o seu mestrado Científico em Colonialismo e Pós Colonialismo no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE). Obtendo Muito Bom com unanimidade na discussão da tese: “ A Guerra Colonial e os seus silêncios”.
Em 2018 publicou a obra Os Silêncios da Guerra Colonial pela Editora Pasárgada. A primeira edição foi apresentada na Associação dos Deficientes das Forças Armadas. Esgotada a 1ª Edição, foi apresentada a 2ª edição na UCCLA (União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa.
Participou em vários projectos de investigação no NICCM – Núcleo Impulsionador das Conferências da Cooperativa Militar.
Participou com alguns textos na Revista Vozes.
Actualmente é professora do Ensino Básico.
Aceda aqui ao programa completo deste ciclo de Conversas com o Público.
in CTA 26 Set 2021