A censura ao teatro

Dia 27 de Abril, às 18h, Guilherme Filipe e Pedro Cerejo vão debater a Censura ao teatro. A Conversa vai ser moderada pelo professor Nuno Nabais

As Conversas com o Público deste ciclo, subordinadas ao tema Os dias da revolução, são co-organizadas com o Arquivo Ephemera e decorrem todos os sábados, às 18h, durante a carreira da nova criação da CTA, A sorte que tivemos! – um espectáculo sobre Abril, que continua em carreira até dia 12 de Maio, de quinta a sábado, às 21h, e quartas e domingos, às 16h.

Nesta terceira Conversa, um tema premente quando se comemora os 50 anos de liberdade de expressão: A censura ao teatro, o que se podia e não podia dizer no tempo da outra senhora, ou seja, no tempo da ditadura salazarista e depois marcelista. Um actor e encenador, e também investigador, Guilherme Filipe, e Pedro Cerejo, um investigador que estuda a presença do teatro na imprensa, são os convidados desta Conversa. A moderar a Conversa vai estar o professor Nuno Nabais.

Para aceder ao programa completo deste ciclo de Conversas clique aqui.

Guilherme Filipe é actor-encenador, professor e investigador de teatro. Doutor em Estudos Artísticos (ramo Teatro), pela Universidade de Lisboa. Investigador do Centro de Estudos de Teatro (FLUL), na área da documentação e da sociologia do teatro. Tem obra ensaística publicada na área das práticas e estáticas de teatro, em Portugal e no estrangeiro. Publicou o livro Às voltas com o Teatro: Os últimos actores ambulantes em Portugal, correspondente à sua dissertação de Mestrado sobre o teatro itinerante como modo de descentralização.

Pedro Cerejo nasceu em Março de 1974 no exílio (Bruxelas, Bélgica). Muito mais tarde, foi jornalista, livreiro, tradutor e revisor de texto. Actualmente, é bolseiro de doutoramento do Centro de Estudos de Teatro (CET – FLUL) e está a estudar a presença do teatro nas páginas do Diário de Lisboa na década de 1970. É membro activo do projecto de investigação ARTHE – Arquivar o Teatro.

 

Nuno Nabais é licenciado em História, mestre em História Cultural e Política e doutorando em História das Ideias Políticas; professor desde 1988 (ininterruptamente) ensino básico e secundário (História e História da Cultura e das Artes), superior (acumulação 1999-2005; Dinâmicas do Mundo Contemporâneo, História século XX) e formador desde 1995 (formação Contínua de Professores) áreas da Cidadania, Património, Imagem, Cinema, Teatro…

Membro do Conselho Municipal de Educação do Concelho de Sesimbra

in CTA 21 Abr 2024

mostrar mais
Back to top button