A censura ao teatro
Dia 27 de Abril, às 18h, Guilherme Filipe e Pedro Cerejo vão debater a Censura ao teatro. A Conversa vai ser moderada pelo professor Nuno Nabais
As Conversas com o Público deste ciclo, subordinadas ao tema Os dias da revolução, são co-organizadas com o Arquivo Ephemera e decorrem todos os sábados, às 18h, durante a carreira da nova criação da CTA, A sorte que tivemos! – um espectáculo sobre Abril, que continua em carreira até dia 12 de Maio, de quinta a sábado, às 21h, e quartas e domingos, às 16h.
Nesta terceira Conversa, um tema premente quando se comemora os 50 anos de liberdade de expressão: A censura ao teatro, o que se podia e não podia dizer no tempo da outra senhora, ou seja, no tempo da ditadura salazarista e depois marcelista. Um actor e encenador, e também investigador, Guilherme Filipe, e Pedro Cerejo, um investigador que estuda a presença do teatro na imprensa, são os convidados desta Conversa. A moderar a Conversa vai estar o professor Nuno Nabais.
Para aceder ao programa completo deste ciclo de Conversas clique aqui.
Guilherme Filipe é actor-encenador, professor e investigador de teatro. Doutor em Estudos Artísticos (ramo Teatro), pela Universidade de Lisboa. Investigador do Centro de Estudos de Teatro (FLUL), na área da documentação e da sociologia do teatro. Tem obra ensaística publicada na área das práticas e estáticas de teatro, em Portugal e no estrangeiro. Publicou o livro Às voltas com o Teatro: Os últimos actores ambulantes em Portugal, correspondente à sua dissertação de Mestrado sobre o teatro itinerante como modo de descentralização.
Pedro Cerejo nasceu em Março de 1974 no exílio (Bruxelas, Bélgica). Muito mais tarde, foi jornalista, livreiro, tradutor e revisor de texto. Actualmente, é bolseiro de doutoramento do Centro de Estudos de Teatro (CET – FLUL) e está a estudar a presença do teatro nas páginas do Diário de Lisboa na década de 1970. É membro activo do projecto de investigação ARTHE – Arquivar o Teatro.
Nuno Nabais é licenciado em História, mestre em História Cultural e Política e doutorando em História das Ideias Políticas; professor desde 1988 (ininterruptamente) ensino básico e secundário (História e História da Cultura e das Artes), superior (acumulação 1999-2005; Dinâmicas do Mundo Contemporâneo, História século XX) e formador desde 1995 (formação Contínua de Professores) áreas da Cidadania, Património, Imagem, Cinema, Teatro…
Membro do Conselho Municipal de Educação do Concelho de Sesimbra
in CTA 21 Abr 2024