A ARTE DA FUGA

coreografia de Rui Lopes Graça | Companhia Rui Lopes Graça

05 JANEIRO, 2008 | SALA PRINCIPAL

Nesta coreografia para oito intérpretes, criada a partir de A Arte da Fuga, de J. S. Bach, desenvolvemos e aprofundámos a componente do movimento e da composição coreográfica, tendo como base os temas expostos ao longo da obra. Se por vezes levámos ao extremo a tradução em movimento da estrutura musical, noutras ocasiões abandonámos essa estrutura e lógica musical: tentámos encontrar um percurso revelador de um ponto emocional presente em toda a obra, para que dessa forma pudéssemos encontrar um fi o condutor.
A Arte da Fuga é uma obra que, pelas condições e mística que a rodeiam (nomeadamente por ser ‘uma obra inacabada’), deixa um enorme espaço para a subjectividade da sua releitura, como se o compositor nos tivesse deixado uma matriz à qual pudéssemos dar cor e vida em função de um propósito. Por ter esta natureza, creio que acaba por tornar-se completa, na medida em que lhe acrescentamos algo.
Rui Lopes Graça

Rui Lopes Graça formou-se no Ballet Gulbenkian e na Companhia Nacional de Bailado. Em 1985 ingressou no elenco desta companhia e em 1996 tornou-se bailarino solista. Dançou grande parte do repertório da CNB, em bailados clássicos e contemporâneos. Em Julho de 1999 participou no Curso Internacional para Coreógrafos e Compositores da Universidade de Bretton Hall, em Inglaterra, dirigido por Robert Cohan, Nigel Osborne, Ivan Kramar e Gale Law. Desde 1996 tem coreografado para a Companhia Nacional de Bailado, a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, a The Curve Fundation Dance Company (na Escócia), a Escola Superior de Dança e o Conservatório Nacional. Em 2004 funda a Companhia Rui Lopes Graça, cuja estreia se realizou no Teatro Camões a 17 de Setembro, com o espectáculo Antídoto, em colaboração com o escritor José Luís Peixoto. Actualmente é coreógrafo convidado da CNB.

Intérpretes Angela Eckart, Constança Couto, Jácome Filipe Silva, Kanae Maezawa, Rafaela Salvador, Rita Abreu, São Castro, Teresa Silva, Vânia Vaz
Desenho de luz Jorge Ribeiro
Figurinos Dino Alvez
Produção Sandro Benrós

SALA PRINCIPAL
5 JANEIRO
Duração 1h00[/box]

mostrar mais
Back to top button