PROYECTO VOLTAIRE
07 e 08 DEZEMBRO, 2018 | CAFÉ-CONCERTO
Quando se apresentou no último Festival de Almada, o Proyecto Voltaire constituiu um dos êxitos do Palco da Esplanada. Com um estilo próximo do cabaret, o seu repertório inclui, por exemplo, obras do compositor francês Erik Satie, uma versão para serrote do Ave Maria de Schubert, e alguns temas do cancioneiro popular espanhol.
Para ilustrar o seu conceito de música para mobiliário, o grupo cita uma carta de Satie a Jean Cocteau, de 1920: “A música de mobiliário é basicamente industrial. O que é costumeiro é tocar-se música em ocasiões para as quais ela não é chamada… Pois eu quero criar um tipo de música que satisfaça as “necessidades úteis”. E a Arte não entra nessas necessidades. A música de mobiliário cria uma vibração. Não tem outro objecto. Desempenha o mesmo papel que a luz, o calor, e o conforto em todas as suas formas. Exijam música de mobiliário! E nada de reuniões, assembleias, etc., sem que seja ouvido este tipo de música!.
Criado em 2003, o colectivo sevilhano Lapso Producciones tem desenvolvido um percurso artístico dedicado ao teatro, ao circo, à música e ao humor. A caminho dos 15 anos de actividade profissional, este grupo já realizou mais de 1000 apresentações em oito países, e em quase 100 festivais internacionais. O Proyecto Voltaire é só uma das faces deste trio, que também criou a Maravilla Gypsy Band e o Cuarteto Maravilla.
Lapso Producciones
Sexta e Sábado às 22h
CAFÉ-CONCERTO | M/6 | Duração: 1h10
Direcção musical Antonio Campos
Intérpretes Antonio Campos, Rafa Campos e Rafael Rivera