NÁUFRAGO
espectáculo cancelado
26 e 27 NOVEMBRO, 2016 | SALA EXPERIMENTAL
a partir de Thomas Bernhard | encenação de John Romão
Partindo do texto homónimo do escritor e dramaturgo austríaco Thomas Bernhard, Náufrago investiga as formas segundo as quais nos preparamos para nos encararmos como mortais, produzindo uma reflexão sobre o indivíduo no seu confronto com as formas difusas da morte. O espectáculo segue uma estratégia de colagem e de sobreposição, confrontando a dimensão subjectiva da ideia da morte com um movimento aparentemente contraditório, característico das sociedades contemporâneas, que vai da trivialização à sua espectacularização e redução ao absurdo maravilhoso, onde sonho e frustração convivem intimamente como uma batalha que a todos atinge, vivos ou mortos.
John Romão é actor, encenador e programador. Estudou Teatro na Escola Superior de Teatro e Cinema e frequentou o curso de Teatro na Nouvelle École des Maîtres, dirigido por Rodrigo Garcia. Começou a desenvolver o seu trabalho como encenador em 2002, destacando-se, por exemplo, a sua montagem de Cada Sopro, de Benedict Andrews, no Festival de Almada 2013. Foi professor de Teatro e Performance, dirigiu o grupo de teatro universitário GTN (Universidade Nova de Lisboa) e foi co-fundador do Colectivo 84 e do Festival END. É o director artístico da BoCA – Biennial of Contemporary Arts.
Nuno Cardoso iniciou o seu percurso teatral no princípio da década de 90 no CITAC, em Coimbra. Foi director artístico do Teatro Carlos Alberto entre 1998 e 2007, espaço integrado em 2003 no Teatro Nacional São João. Para o Ao Cabo Teatro já encenou peças de Sarah Kane, Don DeLillo, Tennessee Williams, Lars Norén, Tchecov e Shakespeare, entre outros, em espaços como o Teatro Nacional D. Maria II, o São Luiz Teatro Municipal ou o Teatro Nacional São João.
Ao Cabo Teatro
Sáb às 21h00 | Dom às 16h00
SALA EXPERIMENTAL | M/12 | 1h10
Interpretação Nuno Cardoso
Pianistas Bernardo Soares, Filipa Cardoso e Marisa Silva
Dramaturgia John Romão e Nuno Cardoso
Desenho de luz José Álvaro Correia
Desenho de som Pedro Lima
Espaço cénico John Romão
Música “The Goldberg Variations”, de J. S. Bach
Direcção de produção Pedro Jordão
Produção executiva Alexandra Novo
Direcção administrativa e financeira José Luís Ferreira