ONDE O FRIO SE DEMORA
de Ana Cristina Pereira | encenação de Luisa Pinto
25, 26 e 27 MARÇO, 2016 | SALA EXPERIMENTAL
Onde o Frio se Demora fala sobre violência de género, rutura, solidão e incapacidade para amar, num país marcado pela recessão e pelo envelhecimento. O texto resulta de conversas longas e sem filtros tidas com três pessoas residentes na Área Metropolitana do Porto. e a repórter jornalista do Publico Ana Cristina Pereira.
Três vozes de um país progressista e conservador, moderno e obsoleto, tranquilo e violento, em qualquer caso, desigual.
É uma proposta de teatro-documental. Uma brecha para um mundo feminino de desencontro, de desamor, de violência na intimidade umas vezes evidente, outra subtil. O interlocutor original desaparece. O espectador assume o seu lugar, faz as vezes de parceiro mudo.
Esta criação conta com a interpretação de Margarida Carvalho, do Guitarrista Peixe (Ornatos Violeta e Pluto) e com imagens do fotografo Paulo Pimenta, e dá continuidade ao percurso, já amplamente demonstrado, da encenadora Luísa Pinto, que tem privilegiado textos originais escritos em português, aliando a criação artística com preocupações éticas e sociais numa pesquisa teatral de linha contemporânea.
Ana Cristina Pereira é jornalista no jornal Público, autora dos livros Meninos de ninguém (2009) e Viagens brancas (2011) e co-autora do livro Desafios – direitos das mulheres na Guiné-Bissau (2012). No seu trabalho dedica-se, em particular, aos temas da exclusão social e dos direitos humanos.
Luisa Pinto (n. 1965) é encenadora, cenógrafa, figurinista e professora na Escola Superior Artística do Porto, onde também concluiu um mestrado em Teatro e Encenação. Directora artística do Cine-Teatro Constantino Nery entre 2007 e 2015, tem privilegiado, no seu trabalho, textos de autores de língua portuguesa.
Narrativensaio-AC (matosinhos)
Sex e Sáb às 21h30 | Dom às 16h00
SALA EXPERIMENTAL | M/16 | 1h00
Texto Ana Cristina Pereira
Encenação cenografia e figurinos: Luisa Pinto
Interpretação Margarida Carvalho
Musica original e interpretação ao vivo Peixe
Desenho de luz Bruno Santos
Fotografia vídeo Paulo Pimenta
Assistente de Produção Claudia Pinto
Produção Narrativensaio – AC
CONVERSAS COM O PÚBLICO SÁB 26 MARÇO ÀS 18H00