ORQUESTRA GULBENKIAN

solista Felipe Rodriguez

06 SETEMBRO, 2013 | SALA PRINCIPAL

Adagio para cordas do norte-americano Samuel Barber (1910– 1981) é a própria imagem da desolação, numa das suas mais sublimes emanações, tanto quanto a tristeza pode ser simultaneamente bela e inquietante. O poema sinfónico para violino e orquestra As quatro estações de Antonio Vivaldi (1678–1741), integra Il cimento dell’armonia e dell’invenzione (O confronto entre a harmonia e a invenção), uma série de doze concertos compostos entre 1723 e 1725 pelo determinante nome do Barroco tardio no posterior desenvolvimento da música instrumental.

Felipe Rodriguez (n. 1982), virtuoso concertino da Orquestra Gulbenkian, ofereceu ao público de Almada em 2012 a sua interpretação emotiva e genial de Las cuatro estaciones porteñas, no rearranjo do russo Leonid Desyatnikov. Iniciando a sua formação musical aos sete anos de idade, passou pelos conservatórios de Las Palmas de Gran Canaria e de Madrid, tendo trabalhado com Yehudi Menuhin, Luciano Berio, Walter Levine ou Rainer Schmidt. Apresentou-se já como solista e músico de câmara nos EUA, na Alemanha, em Inglaterra, França, Itália, Suíça, Portugal e Espanha.

PROGRAMA:
JOLY BRAGA SANTOS: Sinfonietta para Orquestra de Cordas, Op. 35
SAMUEL BARBER: Adagio para Cordas
PIOTR ILITCH TCHAIKOVSKY: Serenata para Cordas, em Dó Maior, op. 48
Intervalo
WOLFGANG AMADEUS MOZART: Sinfonia n.º 29, em Lá Maior, K. 186a [201]

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