ANTES QUE MATEM OS ELEFANTES
direcção de Olga Roriz
01 ABRIL, 2017 | SALA PRINCIPAL
Antes que matem os elefantes estreou há menos de um ano, em Ílhavo. Olga Roriz pretendia alertar, através da sua criação, para o impacto do conflito sírio na vida de todos aqueles que, por conta dele, perderam as suas casas e viram morrer amigos e familiares. O desespero, o cansaço, a dor, o ódio e a insegurança são alguns dos sentimentos personificados pelos sete bailarinos presentes em palco, num cenário que, reproduzindo um apartamento em ruínas, remete simbolicamente para “o conflito interno das pessoas” e para “uma guerra em qualquer lugar”. Luísa Roubaud fala, no jornal Público, de “um caso à parte na dança-teatro de Olga Roriz” e na criação de um “interstício entre a vida real e a visão mediatizada a entrar todos os dias pelas nossas casas”.
Olga Roriz fez o curso da Escola de Dança do Teatro Nacional de São Carlos e o curso da Escola de Dança do Conservatório Nacional. Em 1976 integrou o elenco do Ballet Gulbenkian, inicialmente como primeira bailarina e, mais tarde, como coreógrafa principal. Em 1992 assumiu a direcção artística da Companhia de Dança de Lisboa e, em 1995, fundou a Companhia Olga Roriz, da qual é directora.
Companhia Olga Roriz (Lisboa)
Sáb às 21h30
SALA PRINCIPAL | M/12 | DURAÇÃO: 1H50
Intérpretes André de Campos, Beatriz Dias, Bruno Alexandre, Bruno Alves, Carla Ribeiro, Francisco Rolo e Marta Lobato Faria
Selecção Musical Olga Roriz e João Rapozo
Música Aphex Twin, Ben Frost, Dahfer Youssef, Gavin Brayers, Max Richter e Two Fingers
Cenografia e Figurinos Olga Roriz e Paulo Reis
Desenho de Luz Cristina Piedade
Vídeo e Pós-produção Áudio João Rapozo
Assistente de Dramaturgia Paulo Reis