FAZ ESCURO NOS OLHOS
criação colectiva | encenação de Rogério De Carvalho
19, 20 e 21 SETEMBRO, 2014 | SALA EXPERIMENTAL
Faz escuro nos olhos pretende reivindicar um teatro de Arte, livre do paradigma das personagens-tipo, e aberto à negritude. Ancorando-se no cruzamento de improvisações e a partir de textos de diversos autores, como Sergi Belbel, Sigmund Freud, Virginia Woolf ou Howard Barker, o encenador e os intérpretes construíram um espectáculo multiplicador das leituras em torno da mais primária expressão da Humanidade: a violência. O conjunto de quadros que constituem este espectáculo parece procurar uma cadência por detrás dos alvos e dos efeitos desta violência omnipresente, aclarando, na fronteira entre o ruído e o silêncio, as “vozes internas, que não se podem fazer calar” , segundo Rogério de Carvalho. Faz escuro nos olhos recebeu em 2013 o Prémio Nacional Vid Arte – a arte contra a violência doméstica.
A Griot – Associação Cultural foi fundada em 2009 por um grupo de actores de ascendência africana. Com o aprofundamento do trabalho dramático surge o Teatro Griot, com o objectivo de se afirmar como frente artística e intelectual da cultura africana contemporânea. A sua programação obedece essencialmente à revisitação dos clássicos, a partir de uma nova identidade afro-portuguesa, bem como à interpretação de novos textos africanos.
Intérpretes Ana Rosa Mendes, Ângelo Torres, Daniel Martinho, Giovanni Lourenço, Margarida Bento, Matamba Joaquim, Susana Sá e Zia Soaresa
FigurInos Teatro Griot
PesquIsa de som Rogério de Carvalho
Luz Jorge Ribeiro
SALA EXPERIMENTAL | 19, 20 e 21 SETEMBRO
TEATRO | Duração: 1h15 | M/12
Griot – Associação Cultural (Lisboa)