CANÇÕES DE BRECHT
poemas de BERTOLT BRECHT
27 SETEMBRO, 2013 | Teatro Lethes, Faro
poemas de BERTOLT BRECHT
musicados por KURT WEILL, HANS EISLER, PAUL DESSAU, KURT SCHWAEN, FRANZ BRUINIER e THEODOR ADORNO
Brecht representado na Sala Principal do TMA, com a peça A mãe, e Brecht cantado, na intimidade da Sala de Ensaios, em Canções de Brecht, espectáculo estreado no Festival de Almada de 2008. A actriz Teresa Gafeira, que protagoniza A mãe, o tenor Luís Madureira e o pianista Jeff Cohen (ou Francisco Sassetti) convidam-nos a empreender, de novo, uma viagem que, na sua estética ambígua, evoca exemplarmente todos os desejos de mudança que se digladiavam na Alemanha da primeira metade do século XX.
Canções de Brecht – projecto no qual os temas poéticos e musicais são retirados dos seus contextos originais -, não rasura que a canção foi utilizada pelo dramaturgo alemão como potente catalisador do efeito de distanciamento. O teatro deve, pois, apanhar o comboio do seu tempo, proporcionando ao público instrumentos de reflexão, que o afastem tanto de uma delicodoce reinvenção naturalista do Mundo, quanto de um egocentrismo expressionista.
A crítica considerou que «Teresa Gafeira não poderia ter encontrado melhor equipa para se lançar neste território desconhecido. […] O acompanhamento ao piano [de Jeff Cohen] foi fundamental para sustentar o ritmo vibrantemente enérgico que enervou as interpretações da actriz e de Luís Madureira. A forma como o seu movimento e os seus gestos acompanharam os contrastes das canções, a sua notável enunciação das não menos admiráveis versões portuguesas de Yvette Centeno, a arrepiante profundidade com que explorou o seu belíssimo e escuro timbre de contralto devolveram-nos a desesperançada esperança com que Brecht imaginou a estupidificante féerie do Capitalismo».
Versões livres para português Yvette K. Centeno
Desenho de luz José Carlos Nascimento
Intérpretes Luís Madureira (voz) Teresa Gafeira (voz) Jeff Cohen ou Francisco Sassetti (piano)
Teatro Lethes, Faro | 27 SETEMBRO
DIGRESSÃO | Duração: 1h10
Companhia de Teatro de Almada