GIL VICENTE NA HORTA

a partir de O Velho da horta, de Gil Vicente | versão cénica e encenação de João Mota

14 a 17 MARÇO, 2013 | SALA PRINCIPAL

Gil Vicente na horta é um espectáculo construído a partir de O Velho da horta e de outras peças de Gil Vicente. Nesta farsa, na qual se exalta a vitória da Juventude contra a Velhice e a Morte, o espectador é colocado perante uma intriga engenhosamente construída, num reencontro com a feira alegórica de personagens vicentinas. A partir do sonho/pesadelo do Velho, evocam-se ainda algumas das mais importantes obras vicentinas: Todo o mundo e ninguém, Barca do inferno, Auto da Cananeia, Auto da alma, Auto pastoril português, Tragicomédia do
Inverno
e Verão e Auto da Índia.

João Mota iniciou a sua carreira como actor nos programas da Emissora Nacional, tendo ingressado no TNDM II em 1957, onde permaneceu 10 anos. Fundou a Comuna – Teatro de Pesquisa em 1972, companhia que ainda dirige e para a qual encenou mais de 90 produções. Em 1992, foi agraciado com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique, e em 2007 com a Medalha de Ouro de Mérito Municipal de Lisboa e a Medalha de Mérito Cultural do Ministério da Cultura. É, desde Novembro de 2011, Director Artístico do TNDM II.

Intérpretes Samuel Alves, João Grosso, José Neves, Lúcia Maria, Manuel Coelho, Marco Paiva, Maria Amélia Matta, Simon Frankel e Bernardo Chatillon, Joana Cotrim, Jorge Albuquerque, Lita Pedreira, Luís Geraldo, Maria Jorge (Ano de 2011/2012 da ESTC)
Figurinos Carlos Paulo
Desenho de luz José Carlos Nascimento
Direcção musical e sonoplastia Hugo Franco
Máquina de cena Eric da Costa
Produção TNDM II

SALA PRINCIPAL | 14 a 17 MARÇO
TEATRO | Duração: 1H40 | M/12

Digressão do TNDM II com o apoio da Fundação Millennium BCP

mostrar mais
Back to top button