TIMÃO DE ATENAS

de William Shakespeare | encenação de Joaquim Benite com Rodrigo Francisco

09 JANEIRO a 03 FEVEREIRO, 2013 | SALA PRINCIPAL

Composta na primeira década do século XVII, Shakespeare terá escrito Timão de Atenas com a colaboração do poeta e dramaturgo seu contemporâneo Thomas Middleton (1580-1627). A peça representou para Joaquim Benite um regresso a esse texto que encenara já em 2008 para o Festival de Mérida, mas também, e sobretudo, um regresso ao teatro do mais glorioso nome da era isabelina: William Shakespeare (1564-1616), cujas peças O mercador de Veneza, Othello e Troilo e Créssida encenara já anteriormente. Numa tradução de grande qualidade, assinada por Yvette Centeno, a peça teve estreia absoluta em Portugal em Dezembro de 2012 e foi a última encenação de Joaquim Benite, constituíndo desse modo a sua criação testamentária.

Teatro eterno, encenado para a eternidade da tragédia humana, Timão de Atenas põe em cena o predador humano de qualquer tempo histórico, essencialmente movido pelos maus instintos de sempre. Na primeira parte, Timão convida vários amigos para um deslumbrante banquete, presenteando-os e deixando se ofuscar pelos seus elogios e manifestações de gratidão. Quando toma consciência da penúria, a eles recorre para sanar as dívidas, deparando-se com recusas e recriminações amargas e mesmo humilhantes, restando-lhe a amizade leal de Flávio, seu criado, e as advertências avisadas de Apemanto, filósofo. Decidido a vingar-se, volta a convidar os amigos para novo banquete, servindo lhes agora somente água e pedras.

Ficha artística:
Intérpretes Luís Vicente, Alberto Quaresma, Ana Cris, André Gomes, Celestino Silva, Ivo Alexandre, Jeff de Oliveira, João Farraia, Joana Francampos, Manuel Mendonça, Marques D’Arede, Miguel Martins, Paulo Matos, Pedro Walter
Músicos Nadine Braz e Rui Gonçalves
Versão dramatúrgica, segundo uma tradução de Yvette K. Centeno
Cenário Jean-Guy Lecat
Figurinos Sónia Benite
Desenho de Luz José Carlos Nascimento
Voz e elocução Luís Madureira
Consultoria Musical Fernando Fontes
Caracterização Sano de Perpessac
Assistência de Encenação Paulo Mendes

Ficha técnica:
Direcção de montagem Guilherme Frazão
Direcção de Cena João Farraia e Pedro Walter
Mestre aderecista Paulo Horta
Operação de luz e som Miguel Laureano
Maquinaria João Martins
Montagem António Antunes, António José Martins, Joaquim Silva
Execução de guarda-roupa Atelier Manuela Vaz e Atelier Teresa Capitão
Assistente de guarda-roupa Rosa Poeira

SALA PRINCIPAL | 09 JANEIRO a 03 FEVEREIRO
TEATRO | Duração: 1H45 Com Intervalo | M/12

Companhia de Teatro de Almada em co-produção com o TNDMII

mostrar mais
Back to top button