ORQUESTRA DE CÂMARA DA GNR
pianista ANA TELLES direcção musical de JEAN-SÉBASTIEN BÉREAU
17 NOVEMBRO, 2012 | SALA PRINCIPAL
Jean-Sébastien Béreau Ingressou aos nove anos no Conservatório de Paris, onde teve como professores Darius Milhaud, Olivier Messiaen, Louis Fourestier e Maurice Martenot, entre outros. Com apenas vinte e sete anos foi nomeado director do Conservatório de Metz e maestro titular da Orquestra Sinfónica da mesma cidade; mais tarde, veio a dirigir igualmente os Conservatórios de Rouen e Estrasburgo. Durante quinze anos foi professor de Direcção de Orquestra e responsável pelas três orquestras do Conservatório Nacional Superior de Música de Paris; colaborou com Pierre Boulez e Leonard Bernstein. A par da sua actividade docente, Jean-Sébastien Béreau tem desenvolvido uma intensa carreira internacional como maestro. Foi titular das Orquestras de Metz e Rouen, bem como dos Cantores de Sto. Eustáquio, em Paris, e da “Chorale Strasbourgeoise”, em Estrasburgo. Dirigiu algumas das mais prestigiosas orquestras em Paris, Moscovo, Bruxelas, Luxemburgo, Lisboa, Roma, Manila, Taipé, entre outras. Dirigiu a “Orquestra dos Mil, composta de mil músicos escolhidos entre os solistas de todas as principais orquestras francesas. Colaborou com solistas como Aldo Ciccolini, Samson François, Pierre Barbizet, Robert Casadesus, Paul Badura-Skoda, Philippe Entremont, Tatiana Nicolaeva, Yvonne Loriod, Roger Muraro, Maria João Pires, Pierre-Laurent Aimard, Jean Guillou, Yuri Bashmet, Jean-Pierre Rampal, Pierre-Yves Artaud, Pascal Moraguès, Maurice Allard, Maurice André, Tierry Caens, Bernard Soustrot, Régine Crespin, Nicolai Gedda, entre muitos outros. Entre os seus numerosos alunos de direção de orquestra figuram maestros como Pascal Verrot, Pascal Rophé, Vincent Barthe e Martin Lebel. Além de várias condecorações francesas, entre as quais a “Ordre du Mérite”, foi-lhe atribuído o Prémio de Composição da fundação americana W. and N. Copley. Atualmente, ensina direcção de orquestra no Conservatório Nacional de Região de Lille.
A pianista portuguesa Ana Telles estudou em Lisboa, Nova Iorque e Paris, tendo obtido o grau de Bachelor of Arts (Piano Performance) na Manhattan School of Music e o de Master of Musical Arts (na mesma especialidade) na New York University. Estudou com Yvonne Loriod-Messiaen, Sara D. Buechner, Nina Svetlanova, Dmitry Paperno, Sequeira Costa e Alicia de Larrocha (Piano), bem como Isidore Cohen e Sylvia Rosenberg (Música de Câmara), entre outros.
Em Junho de 2003, obteve o Diploma de estudos aprofundados (D. E. A.) em História da Música e Musicologia na Universidade de Paris IV – Sorbonne (França) com a mais elevada classificação. Em Janeiro de 2009 defendeu a tese de Doutoramento subordinada ao tema: “Luís de Freitas Branco (1890-1955): parcours biographique et esthétique à travers l’uvre pour piano” na mesma universidade, em cotutela com a Universidade de Évora, sob a orientação de Danièle Pistone e Rui Nery, tendo obtido a classificação máxima.
Ana Telles tem tocado como solista e integrada em grupos de música de câmara em Portugal, Alemanha, França, Itália, Irlanda, Polónia, Cuba, Brasil e E.U.A. Tocou em salas prestigiadas tais como a Salle Cortot (Paris), o Grande Auditório de Dijon (França), o Borden Auditorium (Nova Iorque, E.U.A.), a Sophiensaele (Berlim), o Grande e o Pequeno Auditórios da Fundação Calouste Gulbenkian, o Grande Auditório da Culturgest e o Pequeno Auditório do Centro Cultural de Bélem, entre outras. Tem também participado em festivais tais como International Computer Music Conference (2001), Jornadas Nova Música (Aveiro, 2001), Música Viva (Lisboa, 2002, 2007, 2008, 2009), I Festival de Alcácer (2003), Festival Internacional de Música de Aveiro (2004), Festival «Colla Voce» (Poitiers, França, 2004), Ciclo Jovens Intérpretes (Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2006), 26º Festival “Música em Leiria (Leiria, 2008), Festival “Música portuguesa hoje” (Lisboa, 2008), Festival “Outono de Varsóvia” (Polónia, 2008).
Em Agosto de 2002 foi solista com a Orquestra Sinfónica Nacional de Taiwan numa tournée realizada nesse país. Foi também solista com as orquestras Gulbenkian, Metropolitana de Lisboa, Filarmonia das Beiras, Clássica da Madeira, Tutti de Levallois, Orchestre de Flûtes Français (Paris, França), dos estudantes do Conservatório de Dijon (França), Nuova Amadeus (Roma, Itália), e ainda com a Orquestra de Câmara e a Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana.
É Professora Auxiliar da Universidade de Évora e integra o Sond’Ar-Te Electric Ensemble.
Ana Telles, piano
Jean-Sébastien Béreau, direcção
PROGRAMA
Henri Tomasi (1901-1971)
Fanfares Liturgiques
Joaquim dos Santos (1936-2008)
Concerto para piano e orquestra*
INTERVALO
Darius Milhaud (1892-1974)
Carnaval de Londres Op. 172
*estreia nacional
17 NOVEMBRO, 2012 | SALA PRINCIPAL | M/12