MÍSIA
2 JUNHO, 2012 | SALA PRINCIPAL
Senhora da noite, editado em Novembro de 2011, é o mais recente trabalho de Mísia e o mote para este concerto em Almada. Partindo do Fado tradicional, e com letras escritas exclusivamente no feminino – poetas e escritoras como Hélia Correia, Lídia Jorge ou Florbela Espanca e, entre outras, importantes nomes do fado como Amália Rodrigues, Aldina Duarte ou a própria Mísia -, o trabalho representa um marco claro no percurso artístico da fadista, tão conhecida do público pelo seu estilo peculiar e pelas novas roupagens que deu ao Fado.
No decurso de uma carreira com vários prémios e distinções da crítica discográfica e musical, e colaborações com os mais prestigiados artistas de outras disciplinas (Sophie Calle, Isabelle Huppert, Júlio Pomar, Bill T. Jones, Agustina Bessa-Luís), o ano de 2011 foi indubitavelmente um tempo de sucesso e reconhecimento para Mísia (n.1955). Em Março de 2011, foi condecorada pela República Francesa numa cerimónia na Embaixada de França em Portugal com a insígnia de Oficial da Ordem das Artes e Letras – em 2004 fôra já distinguida com o grau de Cavaleiro da mesma ordem honorífica. No ano de 2005, recebeu a Ordem de Mérito da República Portuguesa.
No ano em que comemorou 20 anos de carreira artística (o primeiro álbum, Mísia, data de 1991), a cantora actuou em importantes salas europeias (Espanha, Alemanha, Croácia, Dinamarca, França e Itália) e em Taiwan apresentando o seu último álbum cujo tema O Manto da Rainha (texto de Mísia) foi escolhido para o videoclip realizado pelo actor e realizador italo-americano John Turturro – que Mísia conheceu quando fez parte dos protagonistas do filme Passione.
2 JUNHO, 2012 | SALA PRINCIPAL | M/6