DEPOIS DA GUERRA CIVIL – O REPERTÓRIO ITALIANO

Teatro Nacional São Carlos | João Paulo SANTOS

27 FEVEREIRO, 2011 | SALA PRINCIPAL

Ociclo O São Carlos no Século XIX prossegue com trechos do reportório italiano que se ouvia no nosso teatro de ópera, após a Guerra Civil que paralisou o país até 1834. João Paulo Santos, ao piano, e Sónia Alcobaça, Maria Luísa de Freitas e Luís Rodrigues – cantores que são presenças regulares nos palcos de ópera portugueses e estrangeiros – interpretam um programa que delineia a progressiva afirmação do brilho e exigência
do bel canto.

Sónia Alcobaça diplomou-se no Curso Geral de Piano do Conservatório Nacional e concluiu em 2002 a Licenciatura no Curso Superior de Canto da ESML, sob a orientação de Joana Silva. Prosseguiu estudos de especialização no campo da ópera com Elena Dumitrescu-Nentwig.

O meio-soprano Maria Luísa de Freitas iniciou estudos musicais com José Carlos Xavier, no Conservatório Nacional de Lisboa. Estudou com Elsa Saque, Franca Mattiucci, Claire Vangelisti, Teresa Berganza e João Lourenço. Actualmente aperfeiçoa-se com Biancha Maria Cazoni e João Paulo Santos.

Luís Rodrigues estudou no Conservatório Nacional com José Carlos Xavier e na ESML com Helena Pina Manique. Trabalhou ainda com Armando Vidal, Nicholas McNair, Olga Prats e Nuno Vieira de Almeida. Aperfeiçoou-se com: I. Cotrubas, Elsa Saque, Lorraine Nubar, Gérard Souzay e Dalton Baldwin.

Piano João Paulo SANTOS
Sopranos Sónia ALCOBAÇA
Meio-soprano Maria Luísa de FREITAS
Barítono Luís RODRIGUES

27 FEVEREIRO, 2011 | SALA PRINCIPAL | M/6

mostrar mais
Back to top button