SHORT CUTS & WO-MAN IN TOMATOES
POLISH DANCE THEATRE | direcção artística de Ewa WYCICHOWSKA
12 e 13 SETEMBRO, 2009 | SALA PRINCIPAL
Sobre a sua obra Short-cuts, escreve Istvan Juhos-Putto: «Ao caminhar pela rua, imagino o vínculo emocional que existe entre os transeuntes. Todos queremos impressionar, uns em segredo, outros abertamente. Penso na minha infância… Poderia ser comparada com uma viagem assimétrica e imprevisível, ou com a busca de um estilo de vida. É exactamente isto que procuro, a construção de laços, sem finitude: gosto de contar histórias que ligam pessoas».
Wo-man in tomatoes, coreografia de Yossi Berg, é quase nostálgica, pontuada por acentos humorísticos. Sempre latente, a ironia e o sarcasmo moldam estereótipos da cultura pop contemporânea, em que o entretenimento causa simultaneamente uma reflexão sobre o mundo. Os bailarinos de Berg exibem uma forte fisicalidade, num fluxo contínuo de energia, numa mise-en-scène que se inspira na Dança-Teatro, permitindo ao criador a justaposição do movimento, da voz e da música.
Istvan Juhos-Putto formou-se na Escola de Ballet de Budapeste, iniciando a carreira com coreógrafos e companhias contemporâneas internacionais. A sua variada experiência marca profundamente a sua linguagem estética e vocabulário de movimento, originando um estilo e temáticas particulares.
Yossi Berg recebeu o 1.º prémio do Ministério da Cultura para Melhor Coreógrafo e Melhor Artista a Solo; venceu o Concurso Internacional de Coreografia (Hanôver), o Concurso Internacional Serge Diaghilev de Arte Coreográfica e o Concurso Internacional de Coreografia (Nova Iorque).
SHORT CUTS
Coreografia Istvan Juhos-Putto
Figurinos Adriana Cygankiewicz
Música Arvo Pärt, Steve Roach, Robert Rich
WO-MAN IN TOMATOES
Coreografia Yossi Berg
Figurinos Dalia Lider
Financiado por Ministry of Culture and National Heritage
12 e 13 SETEMBRO, 2009 | SALA PRINCIPAL | M/12