A CINDERELA SEGUNDO OS BEATLES
Companhia de Teatro Infantil de Cuba, LA COLMENITA | direcção de Carlos Alberto Cremata Malberti
6 JANEIRO, 2009 | SALA PRINCIPAL
Quatro ratinhos que vivem na cave da casa de Cinderela recordam à sua maneira o mais conhecido de todos os contos clássicos infantis, a partir de canções que vão compondo para o seu grupo musical. Mas estes quatro simpáticos roedores chamam-se justamente: John, Paul, George e Ringo, e chamaram ao seu grupo Os Beatles. Assim, quando são atacados pelo feroz Gato Porta-aviões, cantam e gritam Help!; o carteiro que traz os convites para o baile é Mr. Jude Postman; o guarda-costas do Príncipe Azul é Bungalow Bill; as irmãs chamam-se Piggy e Dizzy; Miss Lizzy é a Fada Madrinha; a Madrasta é Maria; e as palavras mágicas da história são Let it be.
Nesta comédia musical interpretam-se ao vivo os temas de antologia dos quatro fabulosos de Liverpool, tirando partido da alegria das crianças cubanas. Por vezes são só as crianças que cantam, outras vezes escuta-se apenas os Beatles, mas na maior parte dos casos as duas sonoridades misturam-se: as crianças cantam os solos enquanto os Beatles fazem os coros, e vice-versa. É ainda de salientar a apresentação, pela primeira vez, de desenhos animados realizados por uma equipa de meninas e meninos de La Colmenita.
direcção de Carlos Alberto Cremata Malberti
arranjos musicais de Amaury Ramírez Malberti
A La Colmenita (A Pequena Colmeia, em português) é uma companhia de teatro cubana que conta com mais de 700 membros e que se caracteriza por desenvolver programas e ateliers em diferentes bairros de Havana e em comunidades do interior de Cuba, dando ênfase à integração de crianças e de adolescentes portadores de deficiência.
A companhia recebeu oficialmente o título de Embaixadora da Boa Vontade da UNICEFe tem apresentado as suas obras em palcos de Portugal, Espanha, Japão, Venezuela, Bélgica, Panamá, Turquia, Alemanha, França, Holanda, Rússia, Dinamarca e EUA. De entre os variados eventos em que participou destacam-se as actuações no Festival de Teatro Infantil Toyama 2000 (Japão), o Festival de Teatro Infantil de Lingen(Alemanha) e o 10º Festival Mundial de Teatro para Crianças de Moscovo, bem como a celebração do bicentenário do nascimento do escritor Hans Christian Andersen, na Dinamarca.
6 JANEIRO, 2009 | SALA PRINCIPAL | M12