CONJUGADO
texto de Christiane JATAHY | encenação de Christiane JATAHY
08 e 09 JULHO, 2006 | SALA DE ENSAIOS
Apego. Isolamento. Repetição.
Que armadilhas criamos para nós mesmos?
Podemos fugir do embate com os outros?
Conjugado fala da situação limite de solidão e isolamento a que se pode chegar nos grandes centros urbanos. O tema é apresentado através de uma personagem feminina cujo quotidiano sintetiza as características deste processo de isolamento.
Foram entrevistadas mulheres de distintas idades e níveis sociais. As declarações foram gravadas em vídeo digital e compõem uma vídeo-instalação integrada no espectáculo.
No início o público é voyeur, assistindo, através de frestas de persianas que cercam o cenário, às noites de uma mulher… mas, pouco a pouco, as persianas são abertas e inicia-se um novo jogo. Um jogo que afectará profundamente essa mulher…
Conjugado foi apresentado no Festival RioCenaContemporânea em Novembro de 2003, obtendo excelentes críticas em vários jornais (Ousado e bem produzido, Conjugado expõe o fazer teatral com carisma e extrema precisão. Um espectáculo imperdível., in Folha de S. Paulo). Foi indicado para o Prémio Shell de 2004 (melhor actriz e melhor cenário), e para o Prémio Qualidade Brasil nas categorias de melhor espectáculo, melhor encenação e melhor actriz. Foi igualmente considerado um dos dez melhores espectáculos do ano de 2004 pelo jornal O Globo.
CHRISTIANE JATAHY
Christiane Jatahy, para além de encenadora, é também dramaturga, actriz, professora e tradutora. Dirigiu espectáculos que obtiveram grande reconhecimento de crítica e de público, entre os quais Memorial do Convento, a partir do romance de José Saramago, Carícias, de Sergi Belbel, Trilogia da Iniciação, com o Grupo Tal, no Parque Lage, e adaptações dos textos literários Alice, Pinóquio e Peter Pan, espectáculos que tiveram mais de cem mil espectadores e doze prémios.
Escreveu La cruzada de los niños de la calle, projecto que envolvia seis dramaturgos latino-americanos e estreou no Centro Dramático Nacional de Madrid. Escreveu e dirigiu Monólogos do Êxodo para a exposição do fotógrafo Sebastião Salgado.
Intérprete Malu Galli
Cenário Marcelo Lipiani
Luz Afonso Tostes
Música Marcelo Neves
Documentário Márcia Derraik
SALA DE ENSAIOS
8 e 9 JULHO
Língua português
Duração 45 minutos