TIMÃO DE ATENAS

de William Shakespeare | encenação de Joaquim Benite com Rodrigo Francisco

20 a 22 DEZEMBRO, 2012 | SALA PRINCIPAL

Timão de Atenas parece ter sido composta na primeira década do século XVII, julgando os críticos que Shakespeare será apenas seu co-autor e que o poeta e dramaturgo Thomas Middleton (1580-1627) terá nela intervindo também.
A peça põe em cena o desconcerto do protagonista face à vileza dos homens. Na primeira parte, Timão convida vários amigos para um deslumbrante banquete, presenteando-os e deixando-se ofuscar pelos seus elogios e manifestações de gratidão. Quando toma consciência da penúria, a eles recorre para sanar as dívidas, deparando-se com recusas e recriminações amargas e mesmo humilhantes, restando a Timão a amizade leal de Flávio, seu criado, e as advertências avisadas de Apemanto, filósofo. Decidido a vingar-se, volta a convidar os amigos para novo banquete, servindo-lhes agora somente água e pedras.

Em Agosto de 2008, por ocasião do Festival de Mérida, Joaquim Benite dirigiu uma versão de Timão de Atenas (uma adaptação de Francisco Suárez) em que acentuou o pungente (mas também patético) desencanto do protagonista. Conhecedor do universo shakespeareano – tendo já encenado Othello (1993 e 2005), O mercador de Veneza(2003) e Troilo e Créssida (2010) -, o director da CTA e do Festival de Almada busca no teatro do dramaturgo inglês o «realismo capaz de transmitir, num plano poético, as preocupações que temos em relação à vida». Coisa nem tanto assim simples de conseguir, «num momento em que o teatro se afasta da poesia e quer ser o que não pode: mera fotografia».

Ficha artística:
Intérpretes Luís Vicente, Alberto Quaresma, Ana Cris, André Gomes, Celestino Silva, Ivo Alexandre, Jeff de Oliveira, João Farraia, Joana Francampos, Manuel Mendonça, Marques D’Arede, Miguel Martins, Paulo Matos, Pedro Walter
Músicos Nadine Braz e Rui Gonçalves
Versão dramatúrgica, segundo uma tradução de Yvette K. Centeno
Cenário Jean-Guy Lecat
Figurinos Sónia Benite
Desenho de Luz José Carlos Nascimento
Voz e elocução Luís Madureira
Consultoria Musical Fernando Fontes
Caracterização Sano de Perpessac
Assistência de Encenação Paulo Mendes

Ficha técnica:
Direcção de montagem Guilherme Frazão
Direcção de Cena João Farraia e Pedro Walter
Mestre aderecista Paulo Horta
Operação de luz e som Miguel Laureano
Maquinaria João Martins
Montagem António Antunes, António José Martins, Joaquim Silva
Execução de guarda-roupa Atelier Manuela Vaz e Atelier Teresa Capitão
Assistente de guarda-roupa Rosa Poeira

20 a 22 DEZEMBRO, 2012 | SALA PRINCIPAL

mostrar mais
Back to top button