UM RUFIA NAS ESCADAS

Texto de Joe Orton | Encenação de Miguel Loureiro

Co-produção: COMPANHIA DOIS / TMJB

Segundo Joe Orton, “o riso é um assunto muito sério, e uma comédia é uma arma mais perigosa que uma tragédia”. Mike, ex-pugilista e um marginal que faz cobranças difíceis, e Joyce, ex-prostituta e actualmente dona de casa, vivem num apartamento. Uma cozinha, uma sala de estar com uma cama, um aquário com um peixe, uma mesa, chávenas de chá – um cenário realista que será transformado em sátira, com um enredo sórdido, irónico, grotesco, numa combinação de humor e horror. Wilson, um estranho, um rufia, aparece no apartamento de Mike e Joyce com o intuito de se vingar da morte do seu irmão, brutalmente assassinado por Mike.

Joe Orton (1933-1967) utiliza a imagem de uma realidade ordenada para, logo a seguir, a transfigurar, abolindo e satirizando estereótipos culturais, sociais e religiosos. Na sua obra abordou temas como a homossexualidade, o amor e a morte.

Miguel Loureiro, actor e encenador, formou-se no IFICT e na Escola Superior de Teatro e Cinema. Como encenador trabalhou com estruturas como Cão Solteiro, O Rumo do Fumo, Galeria ZDB, Mala Voadora e Ópera do Castelo. Tem encenado textos de Molière, Marguerite Duras, Almeida Garrett, Dumas (filho) e Tennessee
Williams, entre outros autores.


01, 02 e 03 DEZEMBRO, 2023 | SALA EXPERIMENTAL

sex e sáb às 21h00
dom às 16h00

Duração aprox.: 90m | M/12

Tradução Joaquim Pena, Tiago da Câmara Pereira
Cenografia André Guedes
Desenho de luz Rui Monteiro
Figurinos Ana Simão
Interpretação Anabela Faustino, Ivo Alexandre, João Reixa
Co-produção São Luiz Teatro Municipal, Teatro Aveirense, Casa das Artes de Famalicão Theatro Circo

mostrar mais
Back to top button