A inauguração do novo Teatro Municipal de Almada é o resultado da produtiva colaboração entre a Companhia e a Autarquia. Este novo edifício é a cabal demonstração do muito que se pode fazer, sem esbanjamento de recursos, quando a cooperação é o método e o meio de projectar o futuro, com ambição, mas também com lucidez e consistência.
Joaquim Benite, Julho de 2005
OTeatro Municipal Joaquim Benite, um edifício da autoria da dupla de arquitectos Manuel Graça Dias / Egas José Vieira, foi inaugurado em Julho de 2005, começando a funcionar regularmente a partir de Setembro do ano seguinte. Este teatro foi concebido de raiz para albergar a Companhia de Teatro de Almada, instalada nesta cidade desde 1978 e que já havia inaugurado em 1988 o primeiro Teatro Municipal de Almada (actual Teatro-Estúdio António Assunção). Em 2006, o TMJB foi pioneiro na prática de apresentação de programações anuais, criando uma relação estável e regular com os espectadores da cidade que serve, nomeadamente através da criação do seu Clube de Amigos, que rapidamente ultrapassou o meio milhar de membros e que é ainda o esteio da sua actividade.
Para além de apresentar as suas criações neste teatro, a CTA tem aqui acolhido todas as estruturas de criação nacionais — o Teatro Nacional de São Carlos, o Teatro Nacional D. Maria II, a Companhia Nacional de Bailado e o Teatro Nacional São João —, bem como os mais destacados criadores e intérpretes portugueses e estrangeiros, das artes de palco e da música clássica e contemporânea. Ao longo dos anos têm-se apresentado no TMJB companhias de teatro como o Berliner Ensemble, o Piccolo Teatro di Milano, a Schaubühne e a Volksbühne de Berlim, o Théâtre de la Ville, o Young Vic, ou o Teatro de la Abadía, com espectáculos de criadores como Giorgio Strehler, Peter Brook, Peter Zadek, Patrice Chéreau, Luc Bondy, Claude Régy, Katie Mitchel, Matthias Langhoff, Thomas Ostermeier, José Luis Gomez, Wim Vandekeybus, Virgilio Sieni, entre muitos outros.
Além dos espaços para a apresentação de espectáculos — Sala Principal, Sala Experimental, Sala de Ensaios e Café-Concerto —, o TMJB dispõe ainda de um serviço de Bar e de um serviço de Restaurante que funcionam em horário alargado. Estando aberto ao público de Quarta a Domingo, o TMJB passou a integrar desde 2022 a Rede de Teatros e Cine-Teatros Portugueses, tutelada pela Direcção-Geral das Artes.