Teatro de Almada apresenta programação para 2022

Dezenas de espetáculos, sete dos quais em estreia, marcam a continuação de um projeto de meio século com uma forte componente social

in Expresso 16 Janeiro 2022 | notícia online

Com atraso em relação à data anteriormente prevista, a Companhia de Teatro de Almada (CTA) apresentou a sua programação para todo o ano de 2022. Como habitualmente, a sessão de sábado à noite foi bastante concorrida, encerrando com um espetáculo — no caso, um concerto do GeraJazz, um projeto no âmbito da Orquestra Geração e que, inspirando-se na experiência da Venezuela, utiliza a música para promover o desenvolvimento social.

A programação da CTA inclui várias estreias, com destaque para duas originalmente previstas para 2020 e 2021 — “Noite de Reis”, de Shakespeare, e “O Misantropo”, de Molière — e para obras contemporâneas de Alexander Zeldin (“Além da Dor”) e Rainer Werner Fassbinder (adaptação do filme “O Medo Devora a Alma”).

Antes, a abrir a temporada, surge a peça “Hipólito”, de Eurípides, numa produção concebida para marcar os 50 anos do Festival de Teatro de Almada. Além das peças apresentadas pela própria CTA, há outras apresentadas por companhias visitantes, desde “Ilhas” (Teatro Meridional) até “Hamlet” (Companhia de Teatro de Braga), passando por uma dúzia de outras.

Há ainda espetáculos musicais, incluindo concertos com algumas das maiores orquestras portuguesas e com artistas como Rui Reininho, Mafalda Veiga e Cristina Branco; uma dezena de espetáculos de dança; quatro exposições, entre elas uma de fotografia de José Frade sobre Pina Bausch.

Por último, refira-se a programação infantil, com espetáculos dedicados a compositores como Handel, Beethoven, Verdi e Rossini e outros com temas diferentes. Um clássico da literatura para a infância — “O Vento nos Salgueiros”, do escritor escocês Kenneth Grahame — estreia no início de dezembro e ficará em cena até próximo do Natal. É uma de duas estreias nessa área, sendo a outra “Ando a Sonhar com Beethoven”, com texto e encenação de Teresa Gafeira, um nome que encontramos repetidamente na programação infantil do CTA.

mostrar mais
Back to top button