ALTER ORBIS
Fotografia de João Tuna
João Tuna colabora com o Teatro Nacional São João, como fotógrafo residente, desde 1996, e tem vindo a produzir, em conjunto com o Centro de Edições do teatro, um enorme corpus de materiais gráficos onde a fotografia é determinante e de que fazem parte programas, manuais de leitura, folhas de sala, cartazes, telões, cadernos de programação, capas de livros, livros.
Entre estes, destaca-se o Manual de Leitura – programa dos espectáculos de produção TNSJ – que, entre 2003 e 2012, tem o formato de jornal e permite a publicação de fotografia de cena de grandes dimensões, 30×40 cm aproximadamente, onde a representação da cena é formal. Cor, ponto de vista no eixo do lugar do encenador, e o cuidado para que o desenho de luz, cenografia, figurinos, trabalho de actor e a encenação, sejam representados de acordo com o conceito dos seus autores. Em 2012, foi adoptado um formato mais pequeno – 16×23 cm aproximadamente – próximo do livro tanto no formato como no desenho gráfico, páginas de texto preto interrompidas por uma fotografia. A fotografia acompanha o novo desenho gráfico e aproxima-se da ideia de “livro”. Mas ainda assim fotografia de cena, quer dizer, fotografia feita a partir da cena.
As fotografias que fazem parte desta exposição resultam desse novo olhar sobre a cena, onde a cor foi substituída por um preto e branco infravermelho com um preto tão denso quanto o preto do texto, onde o fotógrafo pisa o palco, lugar sagrado que jamais ousara pisar e onde o “gráfico” ganha preponderância.