MARGEM
A partir de Os capitães da Areia, de Jorge Amado | Direcção e coreografia de Victor Hugo Pontes
NOME PRÓPRIO - Co-apresentação CASA DA DANÇA
Margem tem como inspiração o romance de 1937 de Jorge Amado, Capitães de Areia, que retrata um grupo de crianças e adolescentes abandonados que vivem nas ruas de São Salvador da Baía, roubando para comer, e dormindo num trapiche – um armazém onde, como uma espécie de família, se protegem uns aos outros e sobrevivem a um dia de cada vez. 80 anos depois da publicação do livro, Victor Hugo Pontes e Joana Craveiro queriam questionar quem são os novos capitães de areia. “Quem são as pessoas que são colocadas à margem e quando é que essa marginalização começa? Na casa de partida da vida, temos todos as mesmas hipóteses ou alguns partem para a luta já em défice? Há formas de quebrar isso? Quais?”, pergunta o coreógrafo. Assim, a história de Pedro Bala e Dora e seus amigos junta-se às histórias de vida, recolhidas em pesquisa prévia, de crianças institucionalizadas da Casa Pia e do Instituto Profissional do Terço, e ainda às memórias e experiências dos próprios intérpretes e do processo de construção do espectáculo. Margem venceu em 2019 o Prémio SPA para Melhor Coreografia.
Com formação em artes plásticas, teatro e coreografia, Victor Hugo Pontes é um criador que não se deixa limitar por formatos e que explora constantemente as ligações entre o movimento e a palavra. É, desde 2009, o diretor artístico da Nome Próprio – Associação Cultural.
A dramaturga, encenadora, actriz e antropóloga Joana Craveiro, fundadora e directora do Teatro do Vestido desde 2001, tem trabalhado na construção de dramaturgias poéticas documentais, que têm como base a antropologia e a recolha de histórias orais e de memórias.
19 NOVEMBRO, 2022 | SALA PRINCIPAL
sáb às 21h00
Duração: 85min. | M/12
Texto Joana Craveiro
Cenografia F. Ribeiro
Música Marco Castro, Igor Domingues, (Throes + The Shine)
Dir. técnica e desenho de luz Wilma Moutinho
Interpretação Alexandre Tavares, David S. Costa, Inês Azedo, João Nunes Monteiro, João Pataco, José Santos, Magnum Soares, Marco Olival, Marco Tavares, Rafael Belinha, Sebastião Quintela, Tiago Ferreira