HANDS DO NOT TOUCH YOUR PRECIOUS ME
Os universos misturados de Wim Vandekeybus, Olivier de Sagazan e Charo Calvo
ULTIMA VEZ
Em Hands do not touch your precious me, Wim Vandekeybus cria um conto mitológico de confronto e transformação, luz e escuridão, morte e renascimento. Em colaboração com oito bailarinos, o compositor Charo Calvo e – pela primeira vez – com o performer e artista visual Olivier de Sagazan, cria um mundo no qual os corpos se equilibram como esculturas vivas e carnais entre o utópico e o horrível, o poderoso e o frágil. O título do espectáculo é retirado de um verso de um hino da sacerdotisa suméria Enheduanna à deusa Inanna. De todos os mitos acerca da deusa Inanna, o mais intrigante é aquele que relata a sua espectacular descida ao submundo. Innana é a personificação divina dos paradoxos da existência humana e os seus actos são um reflexo das tensões e contradições que cada pessoa é forçada a enfrentar na vida.
Wim Vandekeybus é um coreógrafo e cineasta belga. Estudou Psicologia até 1985, quando ingressou no colectivo de Jan Fabre. No ano seguinte fundou a sua própria companhia, à qual deu o nome de Ultima Vez. Vandekeybus desenvolveu uma linguagem coreográfica baseada em reacções impulsivas e instintivas perante situações de perigo físico: “Para mim, a dança é sobretudo um meio para comunicar certas experiências, mas de uma forma abstracta, sem juízos de moral”. Apresentou-se no TMJB em 2010 (nieuwZwart) e 2014 (Speak low if you speak love).
Por outro lado, no centro do trabalho do artista visual e performer francês Olivier de Sagazan está a transfiguração do corpo e do rosto com argila e tinta, transformando-os em pedaços de carne não identificáveis. Neste espectáculo, Sagazan e Vandekeybus cruzam perspectivas para explorar os conceitos de “corpo” e “humano”.
17 e 18 JULHO, 2022 | SALA PRINCIPAL
dom às 21h30
seg às 19h00
Duração: 90min. | M/16
Criação com argila Olivier de Sagazan
Música original Charo Calvo
Figurinos Isabelle Lhoas
Desenho de luz Wim Vandekeybus, Thomas Glorieux
Interpretação Anna Karenina Lambrechts, Borna Babić, Davide Belotti, Lieve Meeussen, Maria Kolegova, Maureen Bator, Mufutau Yusuf, Olivier de Sagazan, Pieter Desmet e Wim Vandekeybus