Tragédias no campo e comédias nos palácios

O escritor Nuno Júdice é o último convidado de Maria João Brilhante nas Conversas com o Púbico, dia 4 de Dezembro, às 18h, respeitantes ao espectáculo Nem come nem deixa comer.

O professor Julio Vélez Sainz, falou-nos da história cénica de Lope de Vega e de como o autor transformou a maneira de fazer teatro. Antes de Lope de Vega, os espectáculos tinham cenários formatados: As farsas tinham um ambiente pastoral; as comédias passavam-se nas cidades; e as tragédias em palácios, representados por colunas laterais. O teatro de Lope de Vega e a sua comedia nueva vieram revolucionar também isso.

No próximo sábado vamos ter Nuno Júdice, o tradutor de Nem come nem deixa comer, que nos vem falar de Traduzir o Barroco. A conversa como habitualmente será moderada pela professora Maria João Brilhante.

Nuno Júdice nasceu, em 1949. Foi professor associado da FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Entre 1997 e 2004 desempenhou as funções de Conselheiro Cultural e Director do Instituto Camões em Paris. É escritor com uma obra de poesia, de ficção e de ensaio amplamente publicada e premiada em Portugal e no estrangeiro. Traduziu várias peças de teatro representadas em várias ocasiões.

in CTA 28 Nov 2021

mostrar mais
Back to top button