“A sorte da feia a bonita a inveja”

Sábado, dia 13, às 18h, no foyer do TMJB, vamos ter a dramaturga, encenadora e investigadora Juana Escabias, nas Conversas com o Público, moderadas pela professora Maria João Brilhante.

Na primeira conversa sobre o Século de Ouro espanhol, falámos com Ignacio García, o encenador, e José Gabriel Antuñano, o autor da versão dramatúrgica da mais recente criação da CTA, em cena até dia 5 de Dezembro: Nem come nem deixa comer.

Foi com o dito popular espanhol “A sorte da feia a bonita a inveja” que Ignacio explicou a universalidade desta peça porque trata das pulsões humanas, que tal como há quatrocentos anos, são alvo da nossa reflexão. Já Antuñano falou da linguagem do texto que não é trivial em oposição aos tempos de hoje em que há uma grande desvalorização linguística.

No dia 13 vamos conversar com Juana Escabias sobre As poetas do Século de Ouro.

Maria João Brilhante (n. 1956), professora de História do Teatro em Portugal e de Mimese e Representação e coordenadora dos cursos de mestrado e de doutoramento em Estudos de Teatro na FLUL, dirigiu o Centro de Estudos de Teatro onde desenvolve projectos de investigação nas áreas da história, da iconografia e do teatro contemporâneo. É membro de diversas associações nacionais e internacionais, publicou livros e ensaios, co-dirigindo recentemente a colecção Biografias do Teatro Português publicada pela INCM.

Juana Escabias Dramaturga, encenadora, investigadora e professora da Universidad Complutense de Madrid: no Mestrado de Artes Escénicas. Tem leccionado esta disciplina em universidades espanholas e estrangeiras.
Publicou novelas, ensaios e 41 peças de teatro em editoras como Cátedra ou Castalia. A sua obra está editada em vários idiomas, foi estreada em diferentes países e está a ser estudada em universidades de todo o mundo. É académica na Academia de las Artes Escénicas de España

Aceda aqui ao programa completo das Conversas com o Público sobre o Século de Ouro espanhol.

in CTA 08 Nov 2021

mostrar mais
Back to top button