O Século de Ouro espanhol

Novo ciclo de Conversas com o Público

No próximo sábado, às 18h, iniciamos um novo ciclo de Conversas com o Público, desta vez dedicado ao Século de Ouro espanhol, a propósito da nova criação da CTA: Nem come nem deixa comer, de Lope de Vega, com encenação de Ignacio García.

Terminou no último sábado a quinta e última Conversa sobre a guerra colonial, com a presença do escritor e psicólogo clínico Vasco Luis Curado. A conversa foi moderada pela Investigadora Sandra Araújo. Vasco Curado tem acompanhado ex-combatentes com stress pós-traumático, e referiu que todos os combatentes têm respostas traumáticas diferentes ao mesmo acontecimento.

O novo ciclo de Conversas, também cinco, é coordenado pela professora Maria João Brilhante.

Esta primeira Conversa vai ser moderada pela Presidente da Associação de Críticos Portugueses, Rita Martins. Os primeiros convidados são Ignacio García (encenador de Nem come nem deixa comer) e José Gabriel Antuñano (adaptador do texto).
O tema da conversa vai ser Adaptar os clássicos à cena de hoje

Rita Martins (Lisboa, 1970)
Doutorada em Estudos Artísticos, na especialidade de Estudos de Teatro, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com a tese A fábrica do Teatro do Bairro Alto (1761-1775). É investigadora integrada do Centro de Estudos de Teatro (FLUL), presidente da Direcção da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro e membro do Conselho Editorial da revista Sinais de cena (série II). Foi crítica de teatro do jornal Público (2004-2010), leccionou Estética Teatral e História do Teatro em diversas instituições (Fórum Dança, Instituto Piaget, ESTAL, entre outras) e tem publicado artigos e capítulos em revistas e obras da especialidade.

O encenador Ignacio García, distinguido já com vários prémios, é programador do Festival Dramafest (dedicado à dramaturgia contemporânea, que tem lugar na Cidade do México) e director do Festival Internacional de Teatro Clásico de Almagro. Grande divulgador do Siglo de Oro, divide-se entre os textos clássicos e os contemporâneos.

José Gabriel López Antuñano, professor de Dramaturgia e Ciências Teatrais e autor de obras de pensamento sobre teatro, já realizou várias adaptações, entre as quais figuram textos dramáticos de Calderón de la Barca, Luís de Guevara ou ainda de José Saramago.

Aceda aqui ao programa completo das Conversas com o Público sobre o Século de Ouro espanhol

in CTA 31 Out 2021

mostrar mais
Back to top button