Flamenco pelos pés e corpo de María del Mar Moreno no Teatro Joaquim Benite

A bailarina e coreógrafa exterioriza a percepção de si mesma num diálogo de proximidade com quem a rodeia

Humberto Lameiras in Setubalense, 24 Setembro 2021

A Memória Viva, de María del Mar Moreno vai estar na sala principal do Teatro Municipal Joaquim Benite (TMJB), em Almada, a 9 de Outubro, às 21h00. Trata-se de um espectáculo integrado na Mostra de Espanha 2021.

Flamenco dançado, cantado, tocado, evocador dos seus ícones e história e estórias, tudo numa actuação onde a bailaora María del Mar Moreno articula pés e corpo, acompanhada por intérpretes de bandeira do flamenco. “Memória viva é um espectáculo profundo, no qual a bailarina e coreógrafa exterioriza a percepção de si mesma num diálogo de proximidade com quem a rodeia. Desta forma, o outro constitui-se como um elemento-chave no processo de alteridade da artista e da pessoa”, sublinha o TMJB em comunicado.

O elenco, “de primeira água”, é já uma “memória viva do flamenco”, e apresentará uma série de elementos materiais e imateriais, apresentando-os através de um acervo de música e de poesia. “A arte transformar-se-á num elemento revelador de identidade, num espelho que reflicta não só os intérpretes, mas também os próprios espectadores”, acrescenta o TMJB, que olha para esta produção como uma “autêntica experiência em que as interacções entre homens e mulheres, gente de distintas gerações, descodificam paradigmas em torno da história do flamenco, a sua evolução e as suas personagens icónicas”.

“Vivemos mais presenças do que ideias. É assim que entramos nas vidas de outras pessoas. Ao penetrar na vida de outrem, descobrimos a nossa própria vida. E se não dermos um sentido à nossa vida, nunca poderemos alcançar o sentido da vida dos outros”, afirma La Moreno.

mostrar mais
Back to top button