PATAPATÚM
Criação e encenação de María Torres e Gonçalo Guerreiro | Dramaturgia de María Torres, Gonçalo Guerreiro e Pablo Sánchez
ELEFANTE ELEGANTE
Surpresa! E mais uma! E muitas mais! Uma montanha de presentes! Grandes, pequenos, pesados, levezinhos, azuis, verdes, cor de laranja, quadrados e redondos! Presentes de todas as formas e tamanhos, mas sempre divertidos. As crianças, emocionadas, não têm mãos a medir no meio de tantos brinquedos. Os adultos, atados pela espiral do tempo a compromissos e obrigações, não são capazes de encontrar um momento na sua apertada agenda para partilhar a fantasia com os mais pequenos. Patapatúm, um espectáculo de teatro visual, sem palavras, é a nossa reflexão sobre o tempo, a infância e como preenchemos os vazios das nossas ausências. A música dixieland, as máscaras e a fisicalidade dos personagens propiciam um universo cómico que viaja do realismo até à hipérbole da nossa vida quotidiana. (nota dos encenadores)
A Elefante Elegante, companhia galego-portuguesa, cria espectáculos de teatro visual baseados no gesto e no movimento, tendo começado como um projecto experimental do qual faziam parte actrizes e actores de diferentes países europeus. A sua interpretação baseava-se no jogo corporal e na sua relação com o espaço. A companhia foi criada no ano 2000 por María Torres e Gonçalo Guerreiro e residiu os primeiros anos na Bélgica, até instalar-se na Galiza em 2007. Os seus espectáculos procuram a universalidade, surgindo da fusão de diferentes linguagens: o teatro físico, a dança, as artes plásticas e as artes visuais. O seu trabalho tem sido reconhecido com vários prémios María Casares desde 2014. Em 2018, Patapatúm foi distinguido com o Prémio para Melhor Espectáculo Infantil nos Prémios Maria Casares. Em 2019, foi seleccionado pelo MADferia – Feria de Artes Escénicas de Madrid.
25 e 26 SETEMBRO, 2021 | SALA DE ENSAIOS
sáb às 16h00
dom às 11h00
Duração: 50 min. | M/3
Direcção de actores Pablo Sánchez
Interpretação Agustín Bolaños, Gonçalo Guerreiro e María Torres
Espaço cénico e adereços Alessia Lombardo
Figurinos Beatriz Clara
Máscaras Izumi Akabashi
Maquilhagem Maëlys Feraud
Música Gueorgui Oganesian, Alberto Grela e Miguel Paz
Direcção musical Gueorgui Oganesian
Colaboração Vanessa Rivas