2 CHAMADAS NÃO ATENDIDAS
direcção musical de André Louro
2 CHAMADAS NÃO ATENDIDAS é o curioso lema deste projecto em trio de nova música instrumental portuguesa. O agrupamento, constituído por Gonçalo Marques no bombardino, Artur Rouquina no oboé e pelo pianista André Louro, que assume a composição dos temas originais e a direcção musical, dá-nos a ouvir o labor criativo de músicos experimentados no mapeamento de novos territórios da música instrumental para um público alargado.
Curiosas e risíveis, pela sua simplicidade quotidiana, são ainda as imagens que inspiram e nomeiam alguns dos temas (O PANINHO, O AQUÁRIO e CARREGADO), ou a coloquialidade cúmplice e amistosa de OH ZÉ, AI BONITINHA e PORREIRO PÁ. São estas algumas das vias francas de acesso ao imaginário rítmico e melódico que 2 CHAMADAS NÃO ATENDIDAS nos dá a escutar numa bem urdida trama de linhas sonoras cativantes e de múltiplas proveniências.
Abertura exploratória a géneros, que se traduz na duração característica da música ligeira de cada um dos seus temas; na ambiência por vezes expressionista e analógica do cinema primitivo; ou na vontade de resposta ao experimentalismo contemporâneo dos mestres, a par do humor espontâneo e vivaz de André Louro que se escuta na leitura da pauta musical das três vozes instrumentais.
André Louro, piano e direcção musical
Formado pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa e pela École Internationale de Théâtre Lassaad, em Bruxelas. Divide o seu trabalho entre o teatro e a música. Compositor de várias bandas sonoras para teatro, é também autor do projecto Penicos de Prata – poesia e música erótica e satírica e, em co-autoria com João Lima, do dueto Louro&Lima – piano e guitarra portuguesa. É membro fundador da Companhia da Chanca.
Gonçalo Marques, bombardino
Licenciado em eufónio e mestre em ensino pela Escola Superior de Música de Lisboa. Instrumentista de eufónio na Banda de Musica da Força Aérea desde 2004, participa também em outros agrupamentos e acompanha vários artistas de renome em Portugal. Paralelamente, leciona a classe de eufónio na Escola Profissional Metropolitana, em Lisboa, e na Academia de Música de Óbidos.
Artur Rouquina, oboé
Inicia os seus estudos de oboé na Escola Profissional de Música de Évora, seguindo depois para a Escola Superior de Música de Lisboa onde se licenciou em oboé e direção de Orquestra de Sopros. Atualmente desempenha as funções de maestro na Banda de Música da Força Aérea, a par de instrumentista de oboé em vários agrupamentos.
Este espectáculo integra a sessão de apresentação da Programação 2021, e vai ser transmitido em directo, online, no site do TMJB
08 JANEIRO, 2021 | SALA PRINCIPAL
sex às 21h00
Duração: 1h | M/6
Piano André Louro
Bombardino Gonçalo Marques
Oboé Artur Rouquina