Rui Mendes protagoniza a próxima estreia da CTA

A Companhia de Teatro de Almada estreia, dia 13 de Novembro, a comédia de Ferenc Mólnar, Prelúdio ao Rei Lear. O espectáculo é protagonizado pelo actor Rui Mendes, que interpreta o papel de Brandão, primeira figura da companhia, que vai apresentar o espectáculo Rei Lear, de Shakespeare, que ele protagoniza.

A acção desenrola-se uma hora antes da estreia do espectáculo: Brandão irrompe pelo palco adentro, muito aflito e excitado, porque está a ser perseguido por um marido ciumento munido de uma pistola, que o apanhou em flagrante com a sua esposa. Este marido traído é professor de literatura na universidade e, por sinal, especialista em Shakespeare, cujos versos Brandão declama como ninguém…

Com o público literalmente dentro de cena, por onde passam, apressadas, as gentes do teatro (como o contra-regra, os técnicos, o maquilhador, o aderecista, o porteiro, os actores, e até um bombeiro com veleidades dramáticas…), Prelúdio ao Rei Lear é uma comédia sobre a arte dramática — ou de como o teatro vence a vida.

Além de Rui Mendes o espectáculo tem como intérpretes André Gomes (Bombeiro), André Albuquerque (Dr. Costa, colega e amigo do Dr. Gustavo Antunes), Érica Rodrigues (Helena, esposa do Dr. Gustavo Antunes), Ivo Marçal (Cabeleireiro), João Farraia (Dr. Gustavo Antunes, o marido traído), João Gadelha (Porteiro), João Tempera (Almeida, actor que representa o papel de Duque de Borgonha) e Pedro Walter (Sousa, o director de cena).

A encenação é de Rodrigo Francisco, a cenografia de Jean-Guy Lecat, e os figurinos de Ana Paula Rocha.

Prelúdio ao Rei Lear estreia dia 13 de Novembro e fica em cena até dia 6 de Dezembro, de terça a sexta às 21h00 e a partir do dia 23 de terça a sábado às 21h00 e domingos às 16h00.

No fim do mês de Novembro, dia 28, a CTA estreia outro espectáculo, desta vez para os mais novos: Gulliver, a partir do romance de Jonathan Swift e com encenação de Teresa Gafeira.

in CTA 31 Out 2020

mostrar mais
Back to top button