Reinar depois de morrer ganha Prémio SPA para melhor cenografia

A Sociedade Portuguesa de Autores acaba de anunciar os galardoados com os “Prémios Autores 2020”, respeitantes aos trabalhos apresentados em 2019.

José Manuel Castanheira, autor da cenografia da criação da Companhia de Teatro de Almada, Reinar depois de morrer, de Luis Vélez de Guevara, com encenação de Ignacio Garcia é o grande vencedor na categoria de Artes Visuais para “Melhor Trabalho Cenográfico”.

A cerimónia de entrega dos prémios esteve anunciada para Março deste ano, mas teve de ser cancelada devido à situação pandémica do País.

Reinar depois de morrer, resultou de uma co-produção entre a Companhia de Teatro de Almada e a Compañía Nacional de Teatro Clásico, de Madrid, e está integrada na Mostra Espanha 2019. Foi apresentado nos dois teatros com elencos diferentes mas com a mesma encenação (Ignacio García), cenografia (José Manuel Castanheira), figurinos (Ana Paula Rocha) e desenho de luz (Guilherme Frazão), a partir da mesma adaptação de José Gabriel Antuñano. O texto pertence ao “Século de Ouro” do país vizinho, e é da autoria de Luis Vélez de Guevara. A história é bem portuguesa e trata dos amores de D. Inês de Castro, que era castelhana, com o príncipe, futuro rei D. Pedro I.

O espectáculo, com elenco português (Ana Cris, David Pereira Bastos, João Lagarto, José Neves, Leonor Alecrim, Margarida Vila-Nova, Maria Frade e Pedro Walter), esteve em cena em 2019, entre 25 de Outubro e 17 de Novembro, no Teatro Municipal Joaquim Benite, tendo depois sido apresentado no Porto, no Teatro Nacional São João, nos dias 5 e 6 de Dezembro. Já em 2020 foi apresentado no Teatro de La Comedia, em Madrid, no dia 27 de Janeiro.

 

mostrar mais
Back to top button