Vera San Payo de Lemos e Daniel Ribas nas Conversas com o Público

Sociedade aberta, sociedade enclausurada: solidão e exclusão na era das redes sociais (Partes VI e VII) (Dia15 de Fevereiro, às 18h, no foyer TMJB)

A promessa de uma infinita liberdade trazida pelas redes sociais parece sair gorada numa época de notícias falsas, pautada por controlos sub-reptícios de censores e algoritmos ou pelas manipulações mais grosseiras da informação. Devolve-se aos participantes das redes sociais o sentimento de que se pronunciam sem intermediários e sem filtros, ainda que à custa do surgimento de uma economia pulsional em que pontuam a demagogia, o autoritarismo difuso ou a descartabilidade sentimental. Mais: o mito da transparência e conectividade absolutas coincide no tempo com decisões de confinamento e de ocultamento de presenças incómodas, como sucede com os dementes que escondemos em asilos ou os estrangeiros que deixamos atrás de muros. Nesta terceira conversa com o público, Vera San Payo de Lemos (professora e tradutora) e Daniel Ribas (professor e programador de cinema) vão pronunciar-se sobre estes temas, usando sobretudo as partes VI e VII da peça para esse exercício de reflexão partilhada.
Bruno Monteiro

Vera San Payo de Lemos
É docente do Departamento de Estudos Germanísticos e investigadora do Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras de Lisboa. No teatro, trabalha regularmente desde 1980, na área da tradução e dramaturgia, com o encenador João Lourenço, em espectáculos estreados no Teatro Aberto, Teatro Nacional de São Carlos e Teatro Nacional D. Maria II. Publicou diversos artigos sobre teatro, sobretudo nos programas dos espectáculos em que trabalhou. Colaborou na tradução e coordenou a edição dos quatro primeiros volumes do Teatro de Bertolt Brecht (Livros Cotovia). Participou em encontros, festivais e júris de teatro em Portugal e no estrangeiro. Recebeu um prémio pela tradução das peças As Presidentes e Peso a mais Sem peso Sem forma, de Werner Schwab, o Prémio da Crítica 2003 e a Medalha Goethe 2006.

Daniel Ribas
É investigador, programador e crítico de cinema. É professor auxiliar da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa e membro da direcção do CITAR – Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes. Mantém uma actividade de programação de cinema e, neste contexto, colabora com o Curtas Vila do Conde. Doutor em Estudos Culturais pelas Universidades de Aveiro e do Minho, escreveu e editou diversos artigos e livros sobre cinema português e cinema contemporâneo. Foi membro da Direcção Artística, entre 2016 e 2018, do Porto/Post/Doc: Film & Media Festival, e foi membro fundador da AIM – Associação de Investigadores da Imagem em Movimento.

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

in CTA 11 Fev 2020

mostrar mais
Back to top button