BOJADOR
Texto e encenação de Ana Perfeito
TEATRO DO NOROESTE - CENTRO DRAMÁTICO DE VIANA
Não se pode ir além do Bojador? A lapidar pergunta que atemorizava o espírito de quem desejava chegar mais além, às terras apenas sonhadas que prometiam riquezas infindas e ainda sem dono, era reforçada pela crença generalizada de que o temível ponto geográfico era povoado por monstros marinhos que puniam marinheiros e navios com a descida ao abismo dos mares. Mas, como em todas as aventuras, alguém viu mais longe e sonhou realizar o impossível, contra todas as recomendações. Quem terá sido?
Em 1961, uma mãe escritora e um dos seus cinco filhos embarcam numa aventura de auto-descoberta. A partir de uma peça de teatro que ela começou a escrever, e que retrata o ano de 1434 e a passagem do Cabo Bojador (para muitos impossível), surge um conjunto de desafios, num palco improvisado: uma sala com uma janela virada para o Mundo. Descobrir este mundo requer apenas ir além do medo e, em conjunto, tentar sempre chegar mais longe!…
Estreado no ano da comemoração do centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen (1919 2004), cujo programa oficial integrou, criado a partir da obra homónima e de elementos biográficos da vida da poeta, o espectáculo relê, reescreve e adapta O Bojador, peça de teatro publicada em 2000 e que integra o Plano Nacional de Leitura. Pondo em diálogo a vida de Sophia e as histórias da História marítima portuguesa, Bojador, numa encenação de Ana Perfeito, dá a cena ao medo, mostrando que é possível ultrapassá-lo.
24 e 25 OUTUBRO, 2020 | SALA DE ENSAIOS
Duração: 40 min. | M/6
Intérpretes Mané carvalho, Pedro Roquette
Cenografia Ricardo Sá
Guarda-roupa Casa São José
Desenho de luz Ana perfeito