DIA MUNDIAL DA CRIANÇA

DONA RAPOSA E OUTROS ANIMAIS / ORQUESTRA GERAÇÃO

DONA RAPOSA E OUTROS ANIMAIS

01 JUNHO, 2019 | SALA EXPERIMENTAL

Os bilhetes para os dois espectáculos podem ser levantados, no próprio dia a partir das 10h, na bilheteira do Teatro.

às 11h00 e às 16h00

Duração: 50 min. | M/3 | entrada livre

Intérpretes João Farraia, Pedro Walter e Vera Santana
Cenografia Ana Paula Rocha
Desenho de luz José Carlos Nascimento
Máscaras e adereços Carlos Cristo
Operação de luz e som Paulo Horta



ORQUESTRA GERAÇÃO

01 JUNHO, 2019 | SALA PRINCIPAL

sáb às 18h00 | Duração aprox.: 1h00 | M/6 | entrada livre

Os bilhete para o espectáculo pode ser levantado, no próprio dia a partir das 10h, na bilheteira do Teatro.

Case study na União Europeia, a Orquestra Geração figura «entre as 50 melhores práticas de inclusão e desenvolvimento» (relatório da Direcção-Geral para as Políticas Regionais e Urbanas). Um «projecto que […] ajuda a definir, pela positiva, percursos pessoais e sociais improváveis» (Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa). Ou, nas palavras de Gustavo Dudamel em ensaio com a Orquestra Geração na Gulbenkian em Setembro de 2018: “É raro encontrar uma orquestra deste nível”. Trata-se de um projecto pedagógico de inclusão social através da música, na senda do programa-mãe venezuelano El Sistema (Sistema Nacional de Orquestras Juvenis e Infantis da Venezuela), fundado em 1975 sob a designação de Acción Social para la Música, e cujo objectivo principal é a protecção social dos jovens, favorecendo o seu acesso à música e a sua mobilidade sociocultural. O famoso maestro venezuelano Gustavo Dudamel (n. 1981) deu os primeiros passos no El Sistema.

Em Portugal, este desafio foi lançado em 2007 com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, para combater o insucesso e abandono escolar através do ensino da música. O projecto tem dado um contributo significativo para a inserção e desenvolvimento de crianças e jovens do 1.º ao 9.º anos de escolaridade, alcançando presentemente mais de mil alunos de escolas situadas em zonas com menor oportunidade de acesso ao ensino das artes, no âmbito de protocolos estabelecidos com os concelhos da Amadora, Almada, Lisboa, Oeiras, Loures, Sesimbra, Vila Franca de Xira, Coimbra.

A Orquestra Juvenil Geração (OJG), formação sinfónica que reúne cerca de 170 elementos, é a prova do crescimento do projecto e da sua capacidade para fazer a diferença em tantas vidas. Os diversos grupos da OJG fazem em cada temporada mais de 30 concertos, com reportório variado, do jazz à música erudita.


mostrar mais
Back to top button