PASTÉIS DE NATA PARA BACH

A partir de Johann Sebastian Bach | Dramaturgia de Pedro Proença e Teresa Gafeira | Encenação de Duarte Guimarães

COMPANHIA DE TEATRO DE ALMADA

Johann Sebastian Bach (1685-1750) está para a música como Shakespeare está para o teatro: trata-se do nome mais glorioso, não apenas do período barroco mas de toda a História da música do Ocidente. Organista, depois mestre–de-capela e director musical, foi o mais importante compositor de uma longa dinastia de músicos. A sua obra musical vai buscar à música religiosa as qualidades mais distintivas: expressividade e dramaticidade, e tudo isso enquanto escrevia para um mecenas ou para uma comunidade religiosa, sem procurar chamar a atenção sobre si mesmo, nada preocupado com o reconhecimento, e muito menos contando com os favores dos públicos da posteridade.

E se já houvesse pastéis de nata no tempo de Bach? Eis a premissa deste espectáculo, que explora a possibilidade de Bach ter provado a famosa iguaria portuguesa cuja receita mais conseguida (a da Fábrica de Belém) ainda se encontra guardada no segredo dos deuses. Pastéis de nata para Bach abre-nos as portas da casa do nome mais glorioso do barroco musical e imagina Ana Madalena, sua mulher, a tentar fazer os pastéis de que Bach, nesta história – construída pela imaginação de Pedro Proença e de Teresa Gafeira, autores do texto – necessita absolutamente para poder trabalhar.

Duarte Guimarães (n. 1978) fez o curso de Formação de Actores na Escola Superior de Teatro e Cinema, e iniciou a carreira profissional como actor em 1997. Desde então tem participado em várias produções do Teatro da Cornucópia e da Companhia de Teatro de Almada. Este espectáculo, estreado em 2015, foi a sua primeira encenação.


Na conquista do Belo, a Música esteve por vezes atrasada relativamente às artes plásticas. Com Bach, o Belo alcança proezas de uma grandeza inédita, e ultrapassa, pela ciência da sua própria construção e da sua expressão, todas as outras artes do seu tempo.
J. Combarieu, Histoire de la Musique, tomo II


28 e 29 SETEMBRO, 2019 | SALA EXPERIMENTAL

sáb às 16h00
dom às 11h00 e às 16h00

Duração: 50 min. | M/3

Intérpretes Bernardo Souto, Carolina Dominguez, João Farraia, Pedro Walter e Vera Santana
Cenografia e figurinos Pedro Proença
Desenho de luz José Carlos Nascimento
Movimento JPB
Som Miguel Laureano
Operação de luz e som Paulo Horta


mostrar mais
Back to top button