SOLISTAS DA ORQUESTRA GULBENKIAN
20 JUNHO, 2010 | SALA EXPERIMENTAL
Um trio de Johannes Brahms (1833-1897) e outro, que o homenageia: eis o jogo musical que os Solistas da Orquestra Gulbenkian apresentam em Junho, no TMA. Ouve-se, primeiro, o Trio para trompa, violino e piano (1982), «homenagem a Brahms», do compositor húngaro contemporâneo György Ligeti (1923-2006). Com distribuição instrumental idêntica à obra de Brahms (trompa, violino e piano), a peça retoma uma cor tradicional, logo desfeita através dos confrontos acesos, dissonantes e disruptivos entre os instrumentos. Igualmente palpitante é o Trio de Brahms (1865), pintura de uma paisagem onde se desenrola uma cena de caça, onde se cruzam emoção profunda, energia trepidante e nostalgia por um mundo perdido.
Jonathan Luxton nasceu em Inglaterra, em 1959, estudando trompa com James Brown e na Royal Academy of Music. É, desde Junho de 1984, Primeiro Trompa Solista da Orquestra Gulbenkian.
Otto Michael Pereira nasceu em 1983 em Sófia. Em 2001, terminou o curso de Violino no Conservatório Regional do Algarve, na classe do professor Rui Gonçalves. Licenciou-se em 2006, na Academia Nacional Superior de Orquestra, onde foi aluno de Liviu Scripcaru.
João Crisóstomo estudou com Jorge Moyano, na Escola Superior de Música de Lisboa, e na Robert Schumann Hochschule (Dusseldorf). A solo ou fazendo música de câmara, tem actuado desde 1996, em Portugal, Grã-Bretanha e Alemanha.
Violino Otto Pereira
Trompa Jonathan Luxton
Piano João Crisóstomo
20 JUNHO, 2010 | SALA EXPERIMENTAL