CONTRACÇÕES
de Mike Bartlett | encenação de Solveig Nordlund
16 a 27 SETEMBRO, 2009 | SALA EXPERIMENTAL
Contracções, do jovem dramaturgo britânico Mike Bartlett, não podia ser mais actual. Nesta época de crise, em que os despedimentos são uma preocupação à escala global, a peça de Bartlett questiona até que ponto estamos dispostos a sacrificar a nossa vida para salvaguardar o nosso emprego. A jovem vendedora Ema assina com uma multinacional um contrato, no qual se encontra definido o grau de relacionamento permitido entre colegas da empresa. O autor faz evoluir esta questão até atingir o absurdo total.
Solveig Nordlund já é uma criadora reconhecida em Almada e do Festival – aqui dirigiu nomeadamente Uma peça de teatro e Os antílopes. Tendo começado a trabalhar no cinema como montadora, estreou-se em 1978 como realizadora (com o filme Nem pássaro nem peixe). Dez anos depois realizou a sua primeira encenação – A noite é mãe do dia, de Lars Norén. Desde então, encenou textos, entre outros, de Jon Fosse, Harold Pinter, Erland Josephson e Henning Mankell.
Mike Bartlett (n. 1980) é um jovem dramaturgo e encenador inglês. É também co-director artístico da Shapeshifter Theatre Company. As suas peças têm sido apresentadas em vários teatros britânicos e na BBC. Em 2007, enquanto escritor residente do Royal Court Theatre, estreou aí a sua peça My child. Artefacts foi estreada no Bush Theatre, em Londres, em 2008, seguindo-se uma digressão nacional. No mesmo ano adaptou para o Royal Theatre a sua peça radiofónica Love Contract, dando-lhe o título de Contractions. Outra das suas peças para rádio, Not talking, sobre os objectores de consciência britânicos durante a II Guerra Mundial, venceu o Tinniswood Award, em 2006.
Intérpretes Joana Bárcia, Cecília Henriques
Tradução Joana Frazão
Cenografia Ana Paula Rocha
Desenho de luz Acácio de Almeida
16 a 27 SETEMBRO, 2009 | SALA EXPERIMENTAL