ORQUESTRA METROPOLITANA DE LISBOA

Jill Lawson piano, Augustin Dumay violino

6 FEVEREIRO, 2011 | SALA PRINCIPAL

Amúsica de Joseph Haydn – com o Concerto para violino e piano em Fá maior, Hob. XVIII:6 e a Sinfonia n.º 49 em Fá menor, Hob. I:49, A paixão – e de W. A. Mozart (Concerto em Ré maior para violino e piano, K. Anh. 56) preenchem o programa do segundo concerto da Orquestra Metropolitana no TMA. Oportunidade, pois, para conhecer-se melhor o Classicismo vienense de setecentos, com o seu rigor formal, a evidente maturação do tecido orquestral – onde o piano e o violino encontrarão lugar privilegiado como instrumento solista – e uma apaziguadora luminosidade harmónica e melódica.

Augustin DumayAugustin Dumay atingiu o reconhecimento internacional quando Herbert von Karajan o apresentou como seu artista convidado num concerto em Paris. Foi então convidado por Sir Colin Davis a tocar o Concerto n.º 2 de Bartók, actuação elogiada pela crítica. Desde então, desenvolveu uma intensa carreira internacional. Assumiu em 2008 o lugar de Director artístico da Orquestra Metropolitana de Lisboa, sendo actualmente artista convidado principal até 2012.

De nacionalidade luso-americana, Jill Lawson iniciou os seus estudos de piano na Academia de Música de Antuérpia. Aos 14 anos, entrou no Conservatório Real da cidade e em 1995 obteve o Prémio Superior para Piano e Música de Câmara magna cum laude. Em 1992, foi aceite na Chapelle Musicale Reine Elisabeth em Waterloo (Bruxelas). Após três anos, e como reconhecimento do seu virtuosismo, foi premiada com «grande distinção».

FEVEREIRO, 2011 | SALA PRINCIPAL

mostrar mais
Back to top button