50 anos de Liberdade nas Conversas com o Público

Comissária das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, Maria Inácia Rezola, abre as Conversas com o Público: Os dias da Revolução

Retomamos as Conversas com o Público, aos sábados, às 18h, no foyer do TMJB, durante a carreira da nova criação da CTA, A sorte que tivemos! – um espectáculo sobre Abril. Serão cinco conversas em co-organização com o Arquivo Ephemera.

A abrir as conversas, no dia 13 de Abril, vamos ter Maria Rezola, comissária executiva da Estrutura de Missão das Comemorações do Quinquagésimo aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974. Para moderar o debate teremos Rita Maltez, fundadora da Associação Cultural Ephemera. O tema da primeira Conversa é: 50 anos de Liberdade.

Para aceder ao programa completo deste ciclo de Conversas clique aqui.

As comemorações dos 50 anos da Revolução de Abril de 1974, que trouxe a liberdade e a democracia ao nosso País, são o tema das quatro exposições que apresentamos este ano no TMJB. São essas exposições que constituem o mote para este ciclo de cinco conversas. Vamos viver esses dias da Revolução pelos olhos e pelos ouvidos de quem estuda e trabalha sobre o tema, e de quem andou pelas ruas naqueles dias. Damos um passo atrás, para recordar os tempos em que os espíritos e a forma de pensar de toda uma geração foram moldados pela censura. Para concluir, abordaremos a importância da memória e de como a nossa militância pela recolha, preservação e divulgação da nossa vida pública — passada e actual — é determinante para estabelecer o que somos e o que fazemos todos os dias.

Arquivo Ephemera

 Rita Maltez é advogada e escreveu um pequeno livro para crianças, A Justiça Trocada por Miúdos.
Gosta de livros, revistas, panfletos, papéis velhos e novos, propaganda política, manifestações, diários, biografias e correspondência alheia, e é autora do livro da Colecção Ephemera na Tinta da China, Amorzinho.
É amiga do Arquivo Ephemera desde a primeira hora, sendo membro fundador da Associação Cultural Ephemera.

Maria Inácia Rezola é doutorada em História, especialidade de História Institucional e Política Contemporânea (2004) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Nomeada, em Abril de 2022, comissária executiva da Estrutura de Missão das Comemorações do Quinquagésimo aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974, é docente da Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa (desde 1997) e investigadora do Instituto de História Contemporânea-FCSH/UNL. É autora de obras como Os Militares na Revolução de Abril. O Conselho da Revolução e a Transição para a Democracia em Portugal (1974-1976) (Campo da Comunicação, 2006); 25 de Abril – Mitos de uma Revolução (Esfera dos Livros, 2007); Melo Antunes, uma biografia política (Âncora, 2012) e co-coordenadora do Dicionário de História de Portugal – o 25 de Abril. 8 Vols. (Figueirinhas, 2016-2018).

in CTA 06 Abr 2024

mostrar mais
Back to top button