DançaTemporada 2019

VICTOR HUGO PONTES + RUI LOPES GRAÇA

COMPANHIA NACIONAL DE BAILADO

Num programa que junta as novas criações de dois coreógrafos bem conhecidos do público de Almada, a Companhia Nacional de Bailado inicia no mês de Maio uma colaboração com o TMJB que se prolongará até ao final do ano.

Victor Hugo Pontes (n. 1978) é licenciado em Artes Plásticas – Pintura, pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto. Em 2001, frequentou a Norwich School of Art & Design, Inglaterra. Concluiu os cursos profissionais de teatro do Balleteatro – Escola Profissional e do Teatro Universitário do Porto, bem como o curso de Pesquisa e Criação Coreográfica do Forum Dança. Como criador, a sua carreira começa a despontar a partir de 2003, com o trabalho Puzzle. Desde então, vem consolidando a sua marca coreográfica, tendo-se apresentado por todo o País, assim como em Espanha, França, Itália, Alemanha, Rússia, Áustria, ou ainda no Brasil, entre outros pontos do Mundo. É desde 2009 director artístico da Nome Próprio – Associação Cultural, com sede no Porto.

Rui Lopes Graça (n. 1965) formou-se em dança como bolseiro da Escola do Ballet Gulbenkian e do Centro de Formação Profissional da Companhia Nacional de Bailado (CNB). Em 1985 ingressou no elenco desta companhia, tornando-se seu bailarino solista em 1996. Tem coreografado, entre outros, para a CNB, Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, Ballet da Ópera de Estrasburgo, Liaoning Ballet of China, para além da sua própria companhia. Os seus trabalhos foram já apresentados nos EUA, Holanda, Escócia, Espanha, França, Noruega, Brasil, China, Moçambique, Angola, Itália, Cuba, Israel, México e Turquia. Para além da actividade como coreógrafo independente, é coordenador dos Estúdios Victor Cordon, centro criativo da CNB e do Teatro Nacional de São Carlos.


25 MAIO, 2019 | SALA PRINCIPAL

sáb às 21h30

M/6

COMPRAR BILHETE

tags
mostrar mais
Back to top button
Close
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker