CTA reúne-se com professores

Na passada terça-feira, dia 25 de Setembro, num registo informal de convívio e de partilha, a Companhia de Teatro de Almada organizou mais um encontro com professores no TMJB, no sentido de abrir um espaço de reflexão conjunta e de aproximar a comunidade educativa do interesse pelo teatro. Uma iniciativa que contou com a presença de cerca de 150 professores, de vários agrupamentos escolares e níveis de ensino, e que iniciou com um beberete no foyer do TMJB.

Na mesa deste encontro, na Sala Principal, estiveram Rodrigo Francisco, encenador e director artístico do TMJB e da CTA, Teresa Gafeira, encenadora, actriz e fundadora da CTA, Carina Verdasca, Federica Fiasca e Pedro Walter, membros da equipa de Serviço de Público do TMJB, Aziza Hecht, assistente de encenação e tradutora, e Peter Kleinert, encenador do espectáculo que a CTA irá estrear a 19 de Outubro A boa alma de Sé-Chuão. Uma criação que conta com um grupo de sete jovens actores portugueses – que também estiveram presentes no encontro – que interpretam mais de vinte papéis. À procura de uma consciência política actual, Kleinert e o seu jovem ensemble questionam a parábola moderna de Brecht. Um espectáculo cheio de ritmo, contrastes e música.

Rodrigo Francisco, por seu lado, falou sobre o espectáculo que irá dirigir e que estreará em Novembro: Mártir, de Marius von Mayenburg. Um espectáculo que explora o impacto do pensamento fundamentalista na sociedade actual e que nos conta a história de um jovem permeável ao fundamentalismo religioso, com tendência para a interpretação literal dos textos sagrados.

A última estreia da companhia O Romance da Raposa, é dedicada à infância e fica a cargo de Teresa Gafeira, que destacou a componente musical, criada por Alexandre Delgado, que acompanhará todo o espectáculo. Uma adaptação do livro de Aquilino Ribeiro que conta com cenografia e figurinos de António Lagarto. Um espectáculo que promete fazer as delícias dos mais novos.

Além das propostas de espectáculos até ao final do ano e para finalizar a sessão, Carina Verdasca agradeceu a todos os presentes a colaboração que escolas e professores têm estabelecido ao longo dos anos com a CTA e mencionou as diversas actividades e condições especiais para a vinda dos alunos ao teatro, nomeadamente a aquisição de bilhetes a preços reduzidos, organização de colóquios com as equipas artísticas, visitas guiadas ao teatro, ajuda na organização de transportes colectivos, entre outras.
Anunciou ainda que, à semelhança do ano passado, e a título de reconhecimento e agradecimento aos professores que mais se destacaram na ajuda de formação de público para o teatro, foi atribuído o Cartão Azul, que concede vantagens na aquisição de bilhetes para espectáculos no TMJB e um exemplar das próximas edições da CTA.

Obrigada a todos.

veja também

Encontro com professores no TMJB

Encontro com professores no TMJB

É muito importante nos mobilizarmos para plantar nos nossos jovens e crianças a semente do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *