36º Festival AlmadaEspectáculos portugueses

LOVERS – VENCEDORES

de Brian Friel | encenação de Jorge Silva

TEATRO DOS ALOÉS (Amadora, Portugal)

CENOGRAFIA
Rui Francisco
FIGURINOS
Maria Luiz
MÚSICA
Rui Rebelo
DESENHO DE LUZ
Tasso Adamopoulos
TRADUÇÃO
Graça Margarido
Mick Greer
INTERPRETAÇÃO
Carlos Malvarez
Elsa Valentim
José Peixoto
Raquel Oliveira
FOTOGRAFIA
Ricardo J. Vaz
DESIGN GRÁFICO
Beatriz Freitas
PRODUÇÃO EXECUTIVA
Daniela Sampaio
Vanessa Pereira

 

DURAÇÃO
1h30
CLASSIFICAÇÃO
M/12

Mag e Joe, estudantes de liceu, enfrentam uma gravidez inesperada. A circunstância expõe o verdadeiro grau de desenvolvimento de uma pequena cidade cujos valores são reféns de uma mentalidade e de um código de conduta retrógrados e persecutórios – como ainda hoje é comum em sociedades reguladas por costumes de tradição católica.

Brian Friel (1929-2015), o mais importante dramaturgo irlandês da sua geração, dedicou a sua escrita aos temas de vertente social e política. Lovers foi nomeada para os Tony Awards em 1967. Nos anos de 1980, iniciou um trabalho de adaptação da obra de Tchekov, com quem foi várias vezes comparado. Em 1991, Dancing at Lughnasa (Danças a um deus pagão) conquistou o Tony para melhor peça do ano. O texto conheceria uma adaptação para cinema com interpretação de Meryl Streep. Na Irlanda, há um teatro, um centro de estudos teatrais e um festival de teatro internacional que têm o seu nome.

Jorge Silva (n. Chamusca – Portugal, 1962), concluiu em 1987 o curso da Escola de Formação de Actores do Centro Cultural de Évora, tendo trabalhado com a Companhia de Teatro de Braga, Teatro da Malaposta, Artistas Unidos, entre outras. É co-fundador do Teatro dos Aloés, companhia com a qual levou já à cena, como actor ou encenador, textos de Shakespeare, Tchekov, Goldoni, Brecht, Lars Norén, M´Hamed Ben Guetaff, entre outros. Trabalha regularmente em cinema e televisão.


High school students Mag and Joe face an unexpected pregnancy, which exposes a small town’s true degree of development. Its values fall prey to a backward-thinking and persecutory mentality and code of practice. Author Brian Friel was the most important Irish playwright of his generation and dedicated his writing to social and political issues.


ALMADA

Fórum Romeu Correia . Auditório Fernando Lopes-Graça

TER 09

QUI 11

21h30

18h00


mostrar mais
Back to top button
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker